13 de agosto de 2025

Cine Viva Sarandi exibe documentário sobre o hip-hop local


Por Redação GMC Online Publicado 07/05/2025 às 14h40
Ouvir: 03:49

O documentário “No ritmo das ruas – O Hip-Hop em Sarandi”, dirigido por Ana Rodes (mais conhecida como Brisadiana), será exibido hoje no Cine Viva Sarandi, a partir das 19h30, no Anfiteatro da Praça CEU. O evento é gratuito.

image
Foto: Gabriel Brunini

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário mergulha na trajetória do hip-hop na cidade de Sarandi, revelando a força de um movimento cultural que nasce nas bordas e pulsa no centro da vida urbana. Por meio de entrevistas conduzidas pela MC, produtora cultural e filósofa Susy B.O, além de performances artísticas e cenas do cotidiano, o filme resgata memórias, revela lutas e celebra conquistas de artistas que transformam realidade em arte.

A obra aborda temas como saúde mental, questões sociais, desenvolvimento econômico e o poder da cultura na construção de um povo, resistência, desigualdade e protagonismo feminino, revelando a potência transformadora da cultura hip hop. Para isso, foram entrevistados personagens importantes para a cena local e regional, como o DJ e Street Dancer Marcelo, o B-boy Dori (Donos da Rua), a Street Dancer Aline Natália (Urban Style), os MCs Cleiton, Pig, Drop, o grafiteiro Barão, o paraskatista David Soares e a organizadora da Batalha da V.O e também MC, Larissa Soares. São essas vozes que, atravessadas por questões de classe, raça e gênero, falam sobre a potência do hip-hop como ferramenta de expressão e resistência.

Ana Rodes tem 27 anos e começou a trabalhar como fotógrafa em 2016, registrando as batalhas da Pista Velha e Skate Plaza. Da fotografia ao audiovisual, construiu respeito e parcerias com vários grupos da cultura popular da região. Neste projeto, assina como diretora, roteirista, operadora de câmera 1 e editora, além de ser a mente por trás da concepção do cenário e da coordenação de produção.

De acordo com a idealizadora do projeto, Ana Rodes, a iniciativa surgiu a partir da escassez de informações disponíveis sobre as manifestações culturais em Sarandi, em especial sobre a cultura Hip Hop. “Este movimento, que há anos transforma a vida de muitas pessoas na cidade, merece visibilidade. Através da arte, do conhecimento e da coletividade, mais do que uma expressão artística, o Hip-Hop tem sido uma ferramenta de transformação social, promovendo alegria, pertencimento e novos caminhos para quem vive nas periferias. Este projeto busca reconhecer e valorizar os agentes culturais que resistem, ensinam e constroem caminhos de mudança em suas comunidades”, explica.

O documentário foi lançado no dia 27 de abril na praça Skate Plaza. Depois da exibição de hoje, será disponibilizado no YouTubel com legendas e audiodescrição.

Serviço:

Documentário “No ritmo das ruas – O Hip-Hop em Sarandi”

Dia 07 de maio (quarta-feira), às 19h30
Local: Anfiteatro Praça CEU (Av. João Fragall, 511 – Parque São Pedro)
Entrada gratuita
Classificação: 10 anos

Mais informações: @origens.audiovisual

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Filme de Sandra Kogut reconta as tensões da eleição de 2022


Nos primeiros minutos de No Céu da Pátria Nesse Instante, documentário de Sandra Kogut (Mutum, Três Verões) que acaba de…


Nos primeiros minutos de No Céu da Pátria Nesse Instante, documentário de Sandra Kogut (Mutum, Três Verões) que acaba de…

GMC+

Qual é o maior arrependimento da carreira de Leonardo DiCaprio? Ator revela em entrevista


O ator Leonardo DiCaprio tem uma das carreiras mais prolíficas de Hollywood, tendo trabalhado com cineastas como Martin Scorsese, Quentin…


O ator Leonardo DiCaprio tem uma das carreiras mais prolíficas de Hollywood, tendo trabalhado com cineastas como Martin Scorsese, Quentin…