Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Com ajuda de presos, artista conclui pintura gigante em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 05/09/2023 às 16h24
Ouvir: 00:00
Com ajuda de presos, artista conclui pintura gigante em Maringá. Foto: Reprodução/Redes sociais.

Há dez anos espalhando sua arte por cidades do Paraná, a muralista Mônica Ishiba, de Apucarana (PR), acaba de concluir seu maior trabalho em Maringá. A pintura ocupa duas quadras de esportes no complexo da Vila Olímpica e foi concluída com ajuda de apenados do sistema prisional da cidade. Os detentos foram cedidos para ajudar no preenchimento de tintas usadas nos dois painéis. Veja o vídeo abaixo.

O trabalho demorou seis dias para ser concluído, o que ocorreu agora na primeira semana de setembro. A área foi cedida pela Prefeitura de Maringá, que aproveitou o talento da apucaranense para dar uma “nova cara” ao espaço.

A Vila Olímpica ou Complexo Esportivo Jaime Canet Júnior tem 122 mil m². O local acomoda o Estádio Regional Willie Davids, o Ginásio de Esportes Chico Neto, o Ginásio Valdir Pinheiro, o alojamento para atletas, o Parque Aquático, as quadras de areia, o velódromo e a pista de atletismo. É um ponto de referência de Maringá na área de esportes e também abriga eventos culturais, como o Festival Nacional de Graffiti de Maringá, o “Vida nos Muros”, realizado em agosto deste ano.

Graduada em Moda, Mônica Ishiba decidiu recentemente fechar seu empreendimento na área de formação para se dedicar integralmente à pintura. Ela é muralista. Com os seus pincéis, ela conta histórias em ambientes públicos, com o Lar São Vicente de Paulo, onde pintou os muros, e também em projetos particulares.

Na Vila Olímpica, a obra ocupa duas quadras de esportes, que terão posteriormente as linhas refeitas. Cada uma tem 27,8 metros de comprimento por 15,10 metros de largura. “É o meu maior trabalho até agora”, conta a apucaranense.

A obra foi inspirada na música “Tudo te entregarei”, do artista e compositor norte-americano Judson Wheeler Van DeVenter. A canção é muito conhecida no universo gospel.

“Quando estava para iniciar a pintura, o meu marido me apresentou essa música. Recebi como um sinal de Deus”, revela Mônica Ishiba. A obra apresenta duas mulheres. Uma é retratada colocando uma mala no chão, como se estivesse guardando suas inseguranças, segundo a artista. Já a outra imagem traz uma mulher com uma das mãos para cima em um gesto de agradecimento a Deus. A apucaranense revela que usou seu próprio rosto como inspiração para a personagem desenhada.

A artista destaca também o apoio dos presos, que foram cedidos para ajudar no transporte e preenchimento da pintura com tintas. “Foi uma experiência bem legal”, comenta.

Agora 100% focada na arte, ela quer levar seu trabalho para outras cidades. Além de Apucarana, a artista tem murais espalhados em Londrina e Maringá. “Eu quero abrir mais o meu leque de atuação”, completa.

Com informações do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Filho de Rob Reiner foi diagnosticado com esquizofrenia, diz site


Nick Reiner foi diagnosticado com esquizofrenia semanas antes de ser acusado pelo assassinato dos pais, o ator e diretor de…


Nick Reiner foi diagnosticado com esquizofrenia semanas antes de ser acusado pelo assassinato dos pais, o ator e diretor de…

GMC+

Diretor de ‘Paddington’ comandará filme sobre Labubus


A animação dos Labubus produzida pela Sony teve seu primeiro nome anunciado. Paul King, responsável por Paddington e Wonka, dirigirá…


A animação dos Labubus produzida pela Sony teve seu primeiro nome anunciado. Paul King, responsável por Paddington e Wonka, dirigirá…