Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Como é ‘A Amiga Genial’? conheça a história do livro eleito o melhor do século 21


Por Agência Estado Publicado 15/07/2024 às 20h25
Ouvir: 00:00

O livro A Amiga Genial, de Elena Ferrante, foi eleito o melhor livro do século 21 pelo jornal americano The New York Times em uma lista com 100 obras escolhidas após votação de mais de 500 escritores, romancistas, críticos e outros amantes de livros.

Publicado originalmente em 2011 na Itália, o romance é o primeiro de uma série de quatro livros que ficou conhecida como tetralogia napolitana. No Brasil, eles foram publicados pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, entre 2015 e 2017. As sequências receberam os títulos de História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e Quem Fica e História da Menina Perdida – este último também figura na lista do NYT, na 80º colocação.

A série napolitana acompanha duas amigas, Elena Greco (apelidada de Lenu) e Raffaella Cerullo (chamada de Lila), ao longo de quase toda a vida. Narrados por Lenu, cada um dos livros acompanha uma etapa da trajetória das duas mulheres, da infância, à adolescência, à idade adulta e à maturidade.

A Amiga Genial, mais especificamente, começa quando as duas ainda são meninas e se conhecem em um bairro pobre de Nápoles, na Itália, na década de 1950. Tudo começa quando a família Cerullo chega à vizinhança e Lila, uma menina rebelde e dona de si, começa a chamar a atenção entre as crianças do bairro.

Lenu, quieta e comportada, sente uma curiosidade grande sobre a garota e logo as duas formam uma amizade complexa: são como unha e carne, mas competem, brigam e são profundamente afetadas pelo local em que vivem: uma Nápoles pós-guerra, marcada por violência, medo e insegurança nas ruas e dentro de casa.

Quando as amigas chegam à quinta série, a família de Lenu decide investir nos estudos da menina, enquanto a família de Lila quer que ela deixe a escola para trabalhar, uma decisão que marcará a jornada das duas para sempre. O primeiro livro se encerra no final da adolescência, e o próximo tem início exatamente onde o último parou, como se pudessem ser lidos como um só.

Ao longo da série napolitana, Ferrante discute temas como classe, filosofia, arte, política e, principalmente, gênero, ao explorar a complexidade e as mudanças e adversidades pelas quais as mulheres passaram na segunda metade do século 20 – tudo isso a partir da vida, das relações e da amizade intensa e intricada dessas duas mulheres.

A Amiga Genial também inspirou uma série de televisão da HBO, intitulada My Brilliant Friend, com Ludovica Nasti e Elisa Del Genio nos papeis de Lila e Lenu, respectivamente. As três primeiras temporadas estão disponíveis no streaming Max. A quarta e última tem previsão de estreia para este ano.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Filha de MC Loma engasga e assusta: ‘Maior desespero da vida’


MC Loma, 21 anos, tomou um susto com um engasgo da filha de um ano. Segundo relato nas redes sociais…


MC Loma, 21 anos, tomou um susto com um engasgo da filha de um ano. Segundo relato nas redes sociais…

GMC+

Afinal, por que Katy Perry postou vídeo de jogadora de vôlei brasileira?


Uma publicação de Katy Perry sobre a jogadora da seleção brasileira de vôlei Thaísa Daher viralizou nas redes na tarde…


Uma publicação de Katy Perry sobre a jogadora da seleção brasileira de vôlei Thaísa Daher viralizou nas redes na tarde…