Da mesa para os stories: Conheça influenciadores de gastronomia de Maringá
A influência nas redes sociais cresceu muito nos últimos anos e se tornou um trabalho rentável para muitas pessoas, inclusive em Maringá. A gastronomia é um dos segmentos que não ficou de fora deste novo universo nas redes e, hoje, muitos estabelecimentos se aproveitam dos contatos online para se expandir e encontrar novos públicos.
O trabalho de influenciadores com perfil gastronômico se desenvolve em Maringá há anos. As páginas de Instagram criadas para compartilhar sugestões e novidades de restaurantes, bares e outros estabelecimentos do segmento têm resultados em diferentes públicos: tanto em seguidores, que se inspiram nas ideias para conhecer novos lugares, quanto em empresários, que colhem benefícios de uma divulgação espontânea.
Pioneiras do ramo em Maringá, as amigas Adelive Margutti, de 34 anos, e Juliana Aguilera, de 32 anos, se dedicam ao “Maringá Explorer” (@maringaexplorer) desde 2017. Inspiradas em perfis de influenciadores de moda, as duas, que já tinham relação com o marketing nos empregos da época, decidiram aplicar a ideia que já era comum ao segmento da gastronomia.

Com um projeto mais estruturado, a dupla criou o perfil para explorar e compartilhar o que há de melhor entre os restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos do ramo da “Green City”, como apelidaram a Cidade Canção. “A gente fez um plano de negócios. Pensamos como a gente poderia fazer esse perfil no Instagram e colocamos metas e estratégias que a gente acreditava que iam ajudar no crescimento da página. E foi dando certo, foi tendo uma resposta positiva. Depois de uns três anos, mais ou menos, foi que a gente começou a viver do dinheiro, da renda do Maringá Explorer. Antes a gente rentabilizava, mas não conseguia viver de Maringá Explorer”, explica Adelive.
Foi compartilhando cardápios, sugestões de pratos e indicando as empresas que haviam acabado de se instalar por aqui que a dupla conquistou milhares de seguidores de Maringá e região. Hoje, após quase cinco anos de dedicação, são quase 70 mil seguidores, muito fiéis, segundo elas.
“Quando eles vão nos lugares, eles vêm contar para a gente, isso acontece bastante. E também já aconteceu de a gente ir aos lugares e os proprietários falarem: ‘Algumas pessoas falaram de vocês para a gente’. Eles nos indicam para ir nos lugares e também vão e falam para as pessoas nos contratarem”, comenta Adelive.
Quem também viu nesse nicho uma oportunidade de negócios foi o casal Lucas Rodrigo Benedetti Telles, de 32 anos, e Lidiane Ayumi Hokasono Telles, de 29 anos. Em 2020, os dois decidiram criar o perfil “Maringá Gourmet” (@maringagourmet) para ajudar o comércio local durante o período crítico da pandemia de covid-19.
De lá para cá, já são mais de 130 estabelecimentos – entre restaurantes, lanchonetes, bares e deliverys de comida – visitados e compartilhados com os mais de 10 mil seguidores do Instagram.

A relação com quem acompanha fielmente o trabalho do casal também influencia na seriedade que os dois levam o Maringá Gourmet. Apesar de a página ainda não ser a principal fonte de renda dos dois, ambos encaram a tarefa com muita responsabilidade para manter a credibilidade que já conquistaram.
“Vemos que muitos influenciadores não têm tanta preocupação com isso, mas, ao longo desses três anos, já tivemos algumas reclamações por parte dos seguidores e isso fez com que nos preocupássemos mais, ao ponto de negarmos parceria com alguns estabelecimentos. Mas sempre que isso acontece expomos os motivos para que o estabelecimento possa corrigir e melhorar, afinal de contas, o intuito inicial da página era ajudar os mesmos no tempo de dificuldade”, relata Telles.
Esta também é uma das preocupações de Adelive e Juliana, do Maringá Explorer. Seja no conteúdo espontâneo ou nas divulgações pagas, o fator decisivo é o questionamento: “Nós consumimos ou consumiríamos o produto?” “A gente tem muita responsabilidade porque a gente sabe que conquistamos credibilidade e temos muito zelo por isso”, diz Adelive.
“Tudo o que chega para a gente de parcerias, de trabalhos, a gente passa por um funil: ‘A gente usa ou usaria?’ A gente declina muito mais coisas do que aceitamos. Isso a gente leva com muita seriedade”, acrescenta Juliana, destacando que muitos dos conteúdos produzidos por elas atualmente são espontâneos, não há pagamento envolvido, considerando a relevância do material.
A seriedade e principalmente o respeito com o público tornaram o Maringá Explorer e o Maringá Gourmet alguns dos principais perfis de influenciadores de gastronomia da cidade. E é esta relação de cumplicidade que leva o trabalho de ambos adiante. “Como disse antes, não vivemos disso, então o que nos faz seguir é o retorno do público, o carinho e a ajuda deles. Eles dão muitas dicas de lugares, pedem conteúdo, dão ideias, isso é muito gratificante”, considera Lucas Telles.
