Descubra quais aromas podem melhorar a memória em 200%
Já pensou em ficar com a mente mais afiada simplesmente por sentir um aroma gostoso? Uma pesquisa publicada na revista científica Frontiers in Neuroscience apontou que idosos expostos a uma variedade de aromas diferentes a cada noite tiveram melhoras consideráveis na memória.
O estudo, conduzido pelo Centro de Neurobiologia da Aprendizagem e Memória da Universidade da Califórnia Irvine, analisou 43 adultos com idades entre 60 e 85 anos. Todos apresentavam uma boa saúde física e eles não tinham problemas cognitivos. Cada participante recebeu um difusor de odores para ser colocado no quarto.

Quando preenchidos com os diversos líquidos fornecidos pelos pesquisadores, esses dispositivos distribuíram um aroma por todo o quarto durante duas horas todas as noites, enquanto os participantes dormiam.
Os participantes do estudo também foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo, que serviu como grupo de controle, recebeu líquidos com apenas um traço de aroma. O outro grupo recebeu líquidos com uma concentração muito maior de aroma.
Ao longo do estudo, todos os participantes foram expostos a uma rotação de sete aromas — rosa, laranja, eucalipto, limão, hortelã-pimenta, alecrim e lavanda.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.