Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Entenda a expressão ‘uma Karen me atacou’ usada por influencer brasileira em NY


Por Agência Estado Publicado 16/08/2024 às 10h43
Ouvir: 00:00
image
Foto: Instagram/Reprodução

Esta semana, a influencer, roteirista e criadora de conteúdo Marcela Montellato viralizou nas redes sociais com um conteúdo um tanto infeliz: aguardando do lado de fora da pré-estreia de É Assim que Acaba, Marcela foi vítima de ofensas racistas de uma americana, que reclamou de sua postura e mandou ela “voltar para o seu país”.

No vídeo, que mostra a interação das duas e a reação completamente inconformada de Marcela com o preconceito da nova-iorquina, a influencer se refere à mulher como “Karen”, expressão pejorativa que ganhou força nos últimos anos e é usada popularmente para rotular mulheres brancas, frequentemente racistas, com postura privilegiada.

O que significa ‘uma Karen’

O comportamento de uma Karen é frequentemente descrito como a “mulher que quer falar com a gerente”, mas também já foi caracterizado no The New York Times como “a policial de todo comportamento humano”. A pesquisadora e professora da Kansas State University Heather Suzanne Woods, especialista em origem de memes, descreveu “uma Karen” ao The Atlantic como “um senso de privilégio, egoísmo e uma vontade de reclamar”. O termo ganhou força principalmente durante a pandemia de covid-19, quando Karen era associada também ao negacionismo e à reclamação do uso de máscaras.

Como muitos memes que viralizaram, a origem do termo Karen não é totalmente conhecida, mas já foi associada ao filme Meninas Malvadas (onde a personagem de Karen é vivida por Amanda Seyfried). No longa, a atitude mais distintamente Karen de Karen é perguntar para a personagem de Lindsay Lohan por que ela, se veio da África, é branca.

Muito antes de viralizar nas redes sociais, no entanto, Karen já era um termo popularizado pela comunidade negra nos Estados Unidos para se referir a mulher branca que insiste em exibir seus privilégios. Também ao The Atlantic, a pesquisadora de mídia da Universidade de Virginia, Meredith Clark, enfatizou que Karen é apenas o mais novo termo para uma ideia antiga: “A referência em si sempre existiu, mas não era específica a um nome só. Karen já teve muitos nomes. Nos anos 1990, quando ‘Baby Got Back’ foi lançada, era Becky”. O estereótipo, principalmente neste contexto, é o uso do privilégio como arma contra pessoas de cor, como mulheres que fazem queixas policiais contra negros por infrações menores.

Problematizado por sua conotação sexista – por exclusividade feminina -, Karen também evoluiu para incluir homens, mas Karens masculinos também ganharam a sua versão como “Kens”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Ator de 25 anos morre durante a estreia do musical ‘Aladdin’ em teatro na Grande SP


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…

GMC+

‘Profunda dor’, afirmam Chitãozinho e Xororó após morte de irmão em acidente


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…

GMC+

Morre em acidente o cantor Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…