Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

‘Gigantesca’, ‘Uma das maiores vozes do Brasil’: artistas e amigos se despedem de Nana Caymmi


Por Agência Estado Publicado 01/05/2025 às 21h30
Ouvir: 00:00

Morreu nesta quinta-feira, 1° de maio, Nana Caymmi, aos 84 anos, em decorrência de problemas cardíacos. A morte foi confirmada pelo irmão da artista, o também músico e compositor Danilo Caymmi. Ela estava internada havia nove meses em uma clínica no Rio de Janeiro.

“Eu comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi. Estamos, lógico, na família, todos muito chocados e tristes, mas ela também passou nove meses sofrendo em um hospital”, disse Danilo Caymmi.

“O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo. Nós estamos, realmente, todos muito tristes, mas ela terminou nove meses de sofrimento intenso dentro de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital”, acrescentou o irmão, em um vídeo publicado no Instagram.

Nas redes, amigos e admiradores também prestaram homenagens à cantora.

“Uma perda imensa para a música do Brasil”, escreveu o músico João Bosco, com quem Nana dividiu palcos e microfones. Bosco também teve canções interpretadas por Nana Caymmi, como Quando o Amor Acontece.

O cantor Djavan disse que o País perde uma de suas maiores cantoras e ele, particularmente, uma amiga. “Descanse em paz, Nana querida. Vamos sentir muito sua falta, sua voz continuará a tocar nossos corações.”

Alcione também diz que perdeu uma amiga e que a intérprete, filha de Dorival Caymmi, tinha “a voz”. “Quem poderá esquecer de Nana Caymmi?”

“Longe, longe ouço essa voz que o tempo não vai levar! Nana das maiores, das maiores das maiores”, postou a cantora Monica Salmaso, que já tinha prestado uma homenagem para Nana na última terça, quando a artista completou 84 anos. “Voz de catedral”, descreveu Monica na ocasião.

O escritor, roteirista e dramaturgo Walcyr Carrasco disse que, nesta quinta, a música brasileira deve ficar em silêncio em respeito à partida da artista. “Que sua voz siga ecoando onde houver saudade. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores!”

A deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSOL-SP) disse que Nana Caymmi tinha umas das vozes “mais marcantes da música popular brasileira” e que a cantora deixa um “legado extraordinário” para o Brasil por meio de interpretações “únicas e carregadas de emoção”. “Que sua arte siga viva, e que ela descanse em paz”, disse a parlamentar.

A artista Eliana Pittman diz que se despede com tristeza de Nana Caymmi, a quem descreveu com uma das uma “das maiores vozes” que o Brasil já teve, e elogiou a cantora pela irreverência e forte personalidade.

“Nana nunca se curvou a convenções: cantava o que queria, do jeito que queria – e por isso, marcou gerações”, disse Eliana, que também fez elogios qualidade técnica da intérprete. “Sua voz grave, seu timbre inconfundível e sua forma tão particular de existir na música deixam um vazio irreparável”.

O Grupo MPB4 postou: “Siga em paz, querida Nana Caymmi! Nosso mais fraterno abraço para os amigos Dori Caymmi, Danilo Caymmi (irmãos de Nana Caymmi) e toda a família”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Iron Maiden anuncia show extra em SP após esgotar ingressos para a primeira data


Após esgotar ingressos para o show de 25 de outubro de 2026, em São Paulo, colocados à venda para o…


Após esgotar ingressos para o show de 25 de outubro de 2026, em São Paulo, colocados à venda para o…

GMC+

Lula chama de ‘cretinice’ ataque de Zezé di Camargo às filhas de Silvio Santos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…

GMC+

Gil Gerard, eterno ‘Buck Rogers’, morre aos 82 anos


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….