Giovanna Lancellotti revela bastidores da cena de abuso em ‘Dona de Mim’

Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como estupro, violência doméstica e violência contra a mulher. Se você se identifica ou conhece alguém que está passando por esse tipo de problema, ligue 180 e denuncie.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Giovanna Lancellotti revelou detalhes emocionantes sobre os bastidores da cena de abuso sexual que sua personagem sofreu em Dona de Mim, folhetim da faixa das 19h, da TV Globo. O episódio foi ao ar nesta terça-feira, 23.
“Em muitas sequências a diretora chorou, em uma das cenas um menino pediu para sair. Quando ela (a personagem) chegou em casa, no chuveiro, foi muito difícil. Foi um dia que o set inteiro chorou”, disse, em entrevista ao Gshow.
“Foi um processo de muita união da equipe, só tenho que agradecer pelo acolhimento. A energia era pesada, eu estava abalada”. Giovanna relatou ter recebido o apoio da equipe: “O corpo é um só e ele entra em um estado de demora para sair. Esse acolhimento, escuta e o abraço da equipe foi muito importante, me senti muito acolhida pela produção, direção e autores.”
“Entre uma cena e outra, o Gustavo, um dos figurinistas, e a Mônica, uma das camareiras, me deram um abraço e ficamos cerca de meia hora juntos, aos prantos”, completou também a atriz.
Por ser uma cena que exige muita preparação emocional e física, Giovanna precisou de um preparador de elenco, Leonardo Lacca. “As cenas foram intensas e trabalhar as transições, como um mapa emocional, garantiu que ela estivesse confortável.”
Ele deu mais detalhes sobre os bastidores e revelou que a cena necessitou de uma consultora para terem certeza da abordagem feita: “Essas cenas foram pensadas não apenas para retratar a violência, mas também transpor o acolhimento da vítima, evitando revitimizações e mostrar que é possível abordar esse tema com empatia, cuidado e profundidade.”
A autora, Rosa Svartmann, finalizou com sua justificativa da importância sobre abordar corretamente o assunto.
“A violência contra a mulher acontece na nossa sociedade, infelizmente. É um assunto recorrente no noticiário, o que reforça a relevância. Abordar temas difíceis e dolorosos na novela é um desafio e uma oportunidade. Podemos assim propor uma reflexão sobre a nossa sociedade, personagens envolvidos nessas violências, repercussões, informar diferentes gerações desse problema e que cuidados podemos tomar. E vamos fazer isso respeitando a diversidade da audiência, a classificação indicativa e com o acompanhamento de consultores.”
