Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Glória Maria morreu sem realizar grande sonho: saiba qual


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 03/02/2023 às 14h35
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

O jornalismo brasileiro perdeu um de seus grandes nomes nesta quinta-feira, 2. Glória Maria marcou a história da televisão brasileira com suas reportagens divertidas e de cunho social. Orgulhosa de seus passaportes carimbados nos mais de 160 países que visitou, a artista faleceu sem realizar um sonho.

Em junho de 2019, Glória Maria contou no Altas Horas que tinha o sonho de conhecer a Lua e estava inscrita na Nasa para fazer a viagem. O sonho, no entanto, não chegou a se realizar.

Na ocasião, ela também listou lugares inesquecíveis que conheceu, citando o Irã, Índia e o Brasil: “Se eu colocar o Brasil, vai dar problema? Porque o Brasil a cada momento, a cada minuto, a gente tem mais um lugar, mais uma coisa a descobrir.”

Legado de Glória Maria

Glória Maria morreu nesta quarta-feira, 2, aos 73 anos, vítima de um câncer. A jornalista, que marcou época na TV brasileira, foi a primeira a utilizar a Lei Afonso Arinos, a primeira norma contra o racismo no Brasil, estabelecida em 1951, que tornava contravenção penal a discriminação racial.

A repórter publicou no Instagram, em 2019, que no ano de 1970 foi impedida pelo gerente de um hotel no Rio de Janeiro a entrar pela porta da frente do estabelecimento. A jornalista se orgulhava de ter sido a primeira pessoa a utilizar a lei em nosso país. Durante um especial da Globo, Glória Maria relembrou o momento.

“Racismo é uma coisa que eu conheço, que eu vivi, desde sempre. E a gente vai aprendendo a se defender da maneira que pode. Eu tenho orgulho de ter sido a primeira pessoa no Brasil a usar a Lei Afonso Arinos, que punia o racismo, não como crime, mas como contravenção”, explicou a jornalista, na ocasião.

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Americana de 71 anos participa do Miss Texas, nos EUA


A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos…


A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos…