31 de março de 2025

Grandes cidades focam em ter água e postos de saúde perto dos blocos


Por Agência Estado Publicado 03/03/2025 às 07h02
Ouvir: 03:28

A onda de calor no País prossegue pelo menos até quarta-feira e continua a desafiar foliões e administrações públicas. O Estadão perguntou às prefeituras das cidades com maiores carnavais de rua do País – São Paulo, Rio, Salvador, Recife, Olinda e Belo Horizonte – sobre o que farão para remediar o calor e evitar que foliões passem mal. As medidas mencionadas envolvem oferta gratuita de água, caminhões-pipa nos maiores blocos para refrescar e equipes médicas a postos.

Em São Paulo e no Rio, um grupo de foliões intitulado “As Águas Vão Rolar” criticou as ações municipais. Eles reivindicam a criação de um gabinete de crise, ampliação da oferta de água e maior flexibilidade para horário dos blocos.

“A Prefeitura (de São Paulo) anunciou que serão oferecidos 2,2 milhões de copos de água nos três finais de semana de desfiles dos blocos. O número, porém, representa menos de 15% do público estimado em 16 milhões pela gestão municipal durante os dias de folia”, argumenta o grupo. O Município, por sua vez, diz que além dos copos há “bebedouros e caminhões de água potável com torneira nos trajetos”.

De acordo com Carlos Machado, pesquisador de saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), duas medidas são essenciais: distribuição de água gratuitamente e posicionamento de equipes de saúde com materiais próprios para resfriamento de pessoas em estado de emergência. “Alterar os horários dos blocos é bem-vindo, mas não garante que não haverá problema com calor.”

O especialista aponta que a responsabilidade em relação ao calor deve ser compartilhada. “A prefeitura tem de oferecer água e fazer uma campanha de prevenção e conscientização. Já as pessoas devem levar uma garrafinha, um boné, se alimentar bem e evitar exposição nos horários mais críticos”, diz. A utilização de caminhões-pipa também é bem vista pelo médico, assim como a distribuição de viseiras e bonés, como faz a prefeitura de Olinda.

No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que preparou um “esquema especial” de atendimento pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público, em Centro, Copacabana e Ipanema. A prefeitura de Belo Horizonte informou que separou estações de hidratação pela cidade mas, até o momento, “não houve registro de aumento na procura por atendimento de saúde devido ao calor”.

INOVAÇÃO

A prefeitura de Salvador está promovendo, este ano, o Observatório do Clima nos principais circuitos da folia. “Dois equipamentos foram instalados, um deles no Campo Grande e o outro na Rua Dias DÁvila, na Barra.”

Os dados coletados devem ser utilizados no planejamento da cidade nos próximos carnavais, como por exemplo para promover melhorias na ventilação de determinado circuito de trio elétrico. A prefeitura do Recife não respondeu até as 17 horas de ontem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Caetano se declara para Paula Lavigne: ‘Voltei para perto dela porque a achei irresistível’


O cantor e compositor Caetano Veloso postou uma declaração de amor à empresária Paula Lavigne, com quem é casado. A…


O cantor e compositor Caetano Veloso postou uma declaração de amor à empresária Paula Lavigne, com quem é casado. A…

GMC+

ChatGPT atraiu 1 milhão de novos usuários em uma hora após viral com geração de imagens


O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, registrou um crescimento expressivo após lançar um novo recurso de geração…


O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, registrou um crescimento expressivo após lançar um novo recurso de geração…

GMC+

Atriz que interpretou Odete Roitman morreu com mágoa da Globo; saiba por que


Intérprete de Odete Roitman na primeira versão de Vale Tudo, que foi ao ar em 1988, Beatriz Segall relatou ressentimento…


Intérprete de Odete Roitman na primeira versão de Vale Tudo, que foi ao ar em 1988, Beatriz Segall relatou ressentimento…