O veganismo, assunto que já virou pauta comum na internet e tem ganhado muitos adeptos teria chegado, inclusive, ao esporte? Viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas vídeos de competições que têm sido chamadas de ‘hipismo vegano’. Isso porque, os cavalos de verdade são substituídos por cavalinhos de pau, feitos de madeira, semelhantes ao brinquedo bastante popular para quem foi criança há algumas decadas – veja abaixo alguns vídeos do ‘hipismo vegano’.
A especulação era de que a modalidade seria uma versão de equitação vegana para evitar maus-tratos aos cavalos.
Entretanto, o hobbyhorsing, nome do esporte, é popular na Finlândia há muito tempo e não tem relação nenhuma com o veganismo. O esporte começou a receber cobertura internacional em 2017, com o lançamento do filme “Hobbyhorsing Revolution“, de Selma Vilhunen, que mostra os detalhes da prática.
E recentemente, o assunto viralizou e se popularizou como ‘hipismo vegano’, após o campeonato de hobbyhorsing, que é promovido pela Finnish Hobbyhorse Association há anos na cidade finlandesa de Seinäjoki – no fim da matéria, o último vídeo mostra momentos do Campeonato Finlandês de de Cavalo de Pau 2023.
Como funciona o ‘hipismo vegano’
Apenas jovens atletas do sexo feminino, entre 12 e 25 anos, participam da competição que, assim como o hipismo com cavalos reais, envolve um circuito onde, com o cavalo de pau, elas participam de diversas provas.
As competidoras são então avaliadas por um júri e as melhores apresentações são premiadas. Para participar do evento diversas regras devem ser cumpridas. O cavalo deve representar alguma raça real e não são aceitos mestiços ou outros animais de pau.
Além da competição anual, há feiras especializadas na venda desses brinquedos e também grupos de colecionadores.
“Nós, finlandeses, temos muito orgulho de dizer que os cavalos de pau modernos vêm da Finlândia e começaram a crescer como uma tendência durante o século XIX. Hoje em dia você pode encontrar cavalinhos de pau em qualquer lugar do mundo”, diz o site da Finnish Hobbyhorse Association. “O bom desse hobby é que todo mundo pode fazer em qualquer lugar, então dê um cavalo para seu filho e deixe-o brincar!”.
Veja vídeos que mostram o hobbyhorsing, que viralizou como ‘hipismo vegano’
Com informações do Conexão Planeta.