Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de fevereiro de 2026

Humorista francês que viveu em Maringá expressa carinho pela cidade e revela seus próximos projetos


Por Rafael Bereta Publicado 04/03/2025 às 07h55
Ouvir: 00:00
image
Atualmente, Paul Cabannes está focado em sua turnê “Alma de Brasileiro”. Foto: Divulgação

O humorista francês Paul Cabannes encontrou no Brasil o palco ideal para sua carreira no stand-up comedy. Residindo no país desde 2015, o artista iniciou sua trajetória no humor em 2018, quando vivia em Maringá. O comediante sempre foi um grande fã de stand-up comedy, consumindo o gênero desde a adolescência, mas sua incursão no meio humorístico começou como um hobby.

“Na época, não existia clube de comédia em Maringá, então precisei viajar algumas vezes a São Paulo para me apresentar. Eu gostava muito, mas era apenas um passatempo”, conta Cabannes, que, além de humorista, trabalhava como professor de francês”, diz ao GMC Online.

Além disso, entre suas referências, Paul menciona Gad Elmaleh como uma grande inspiração no humor francês e Afonso Padilha no Brasil.

“Afonso foi minha primeira influência aqui. Comecei a assisti-lo em 2018, 2019. Também me inspirei em Jin Jin, uma comediante chinesa que fazia stand-up na época”, relembra.

Os desafios do início

Como muitos iniciantes na comédia, Cabannes enfrentou dificuldades para conquistar o público. “Ser engraçado no palco é muito mais difícil do que ser engraçado entre amigos. Fiz muitos shows nos quais simplesmente não era engraçado”, relembra.

Ele se apresentou em bares pequenos de São Paulo para audiências dispersas, que estavam mais interessadas em suas bebidas do que no show. “Foi nesse período que aprendi o ofício de verdade”, afirma.

A conquista do Prêmio iBest

Paul Cabannes foi surpreendido ao vencer o Prêmio iBest 2024, que reconhece influenciadores e conteúdo digital no Brasil.

“No início, eu estava entre os 20 melhores, ao lado de nomes como Whindersson Nunes, Rafinha Bastos e Danilo Gentili. Depois, fiquei entre os 10, os 5 e, quando vi, estava no top 3 ao lado de Bruna Louise e Afonso Padilha”, conta.

A premiação ocorreu em Porto Alegre, e Cabannes não escondia sua surpresa com a vitória. “Achei que terminar no top 3 já era uma grande conquista. Ganhar foi inacreditável, uma sensação de realização”, diz.

Projetos futuros e a conexão com Maringá

Atualmente, Paul Cabannes está focado em sua turnê “Alma de Brasileiro” e no lançamento de seu livro “Um Francês no Brasil”, uma coletânea de tirinhas ilustradas por ele mesmo. “Aprendi a desenhar para esse projeto, e isso tem sido muito gratificante”, comenta.

No entanto, para o futuro, ele também deseja explorar a atuação no teatro e no cinema. Mesmo vivendo a rotina intensa de São Paulo, Cabannes tem um carinho especial por Maringá e visita a cidade frequentemente. Apesar disso, ele descarta uma mudança definitiva devido à necessidade de estar perto de aeroportos com boas conexões para sua agenda de shows.

“Maringá é muito tranquila. Comparada a São Paulo, tem ruas bem cuidadas, menos buracos, é mais organizada. A segurança também é um diferencial, além do planejamento urbano que facilita a mobilidade”, elogia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Steven Spielberg vence Grammy por documentário sobre John Williams


O cineasta Steven Spielberg venceu o Grammy de Melhor Filme Musical neste domingo, 1º, pelo documentário A Música de John…


O cineasta Steven Spielberg venceu o Grammy de Melhor Filme Musical neste domingo, 1º, pelo documentário A Música de John…

GMC+

The Cure vence Grammy pela primeira vez após 50 anos de carreira


Demorou quase meio século, mas a banda britânica de rock alternativo The Cure finalmente saiu vencedora da cerimônia do Grammy….


Demorou quase meio século, mas a banda britânica de rock alternativo The Cure finalmente saiu vencedora da cerimônia do Grammy….

GMC+

Dalai Lama vence Grammy por álbum de meditação


Tenzin Gyatso, o líder religioso Dalai Lama, venceu o Grammy de Melhor Gravação de Audiolivro, Narração e Storytelling na noite…


Tenzin Gyatso, o líder religioso Dalai Lama, venceu o Grammy de Melhor Gravação de Audiolivro, Narração e Storytelling na noite…