Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Influenciadora que viralizou com ‘Memórias Póstumas’ agora vai ler ‘Dom Casmurro’


Por Agência Estado Publicado 07/06/2024 às 12h58
Ouvir: 00:00
image-31-3
Foto: Reprodução

Após se encantar com a narrativa do defunto-autor que dedica sua obra “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver”, a escritora norte-americana Courtney Henning publicou uma foto em seu Instagram nesta quinta-feira, 6, lendo outra obra seminal de Machado de Assis: Dom Casmurro.

“Um parque coberto de trampolins é o lugar perfeito para embarcar em uma nova aventura de leitura, mesmo que isso signifique que estou trapaceando em minha busca #readaroundtheworld. A pressão dos brasileiros é impressionante!”, escreveu a influenciadora.

Na hashtag, ela se refere ao projeto de ler um livro de cada país – foi dessa forma que Memórias Póstumas de Brás Cubas chegou até ela: Courtney elegeu o livro como novo favorito, chegando a lamentar: “O que vou fazer do resto da minha vida depois que terminá-lo?”, escreveu, em um post no TikTok que viralizou.

A repercussão da postagem foi tamanha que Memórias Póstumas de Brás Cubas – na versão traduzida para o inglês por Flora Thomson-De Veaux – ficou em primeiro lugar entre os mais vendidos da Amazon dos Estados Unidos, na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha”. O sucesso internacional acabou repercutindo o livro por aqui também, atraindo brasileiros que ainda não conheciam a obra.

Agora, os seguidores brasileiros vão acompanhar as impressões de Courtney sobre o casal mais polêmico da literatura realista. Muito provavelmente ela se juntará ao grande grupo de leitores que se questiona se Capitu traiu ou não Bentinho. Como é de praxe na obra de Machado de Assis, a resposta fica a cargo do caríssimo leitor.

Sobre a obra

Dom Casmurro foi publicado originalmente em 1899. Na obra, o narrador, Bentinho, relembra a história de amor que viveu com Capitu, com origem ainda na infância, na Rua de Matacavalos. Capitu é descrita como a musa “com olhos de ressaca”, o que denota todo o mistério que a acompanha – e o encanta. “Seus olhos traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”, lê-se.

Ao longo da narrativa, o leitor se depara com a construção de um protagonista tomado pelos ciúmes, quando Bentinho começa a se questionar se a mulher amada seria mesmo fiel ou se estaria envolvida por seu melhor amigo, Escobar.

A versão que Courtney Henning está lendo foi traduzida para o inglês por Margaret Jull Costa e Robin Patterson.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

‘Canta Comigo 6’: aos 71 anos, Tânia Mayra é a vencedora


O Canta Comigo, reality show musical da Record, chegou ao final neste domingo, 30. As cantoras Tirza Almeida, Carol Marques…


O Canta Comigo, reality show musical da Record, chegou ao final neste domingo, 30. As cantoras Tirza Almeida, Carol Marques…

GMC+

‘Sou envergonhada sexualmente’, diz Luísa Sonza sobre ficar nua em gravações


Luísa Sonza abordou temas como sexualidade, depressão e a possibilidade de se tornar atriz em entrevista à revista Ela, do…


Luísa Sonza abordou temas como sexualidade, depressão e a possibilidade de se tornar atriz em entrevista à revista Ela, do…