Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Inglaterra premia calopsita de 32 anos e cão cego em evento de pets do ano


Por Agência Estado Publicado 21/07/2023 às 14h22
Ouvir: 00:00

Uma calopsita de 32 anos e um cachorrinho cego abandonado subiram ao pódio do Pets Of The Year (pets do ano, em tradução livre), o reconhecimento promovido pela rede de veterinários de emergência Vets Now que homenageia bichinhos com boas histórias no Reino Unido. O primeiro lugar foi ocupado pela cadela Belle, da raça Staffordshire Bull Terrier, que ajudou sua tutora a enfrentar uma ansiedade incapacitante que impediu que ela saísse de casa durante sete anos.

Tiger, o pássaro calopsita que soma mais de três décadas de vida, pertence aos tutores Samantha e Andy Stirling, moradores de Dorset, condado situado no sudoeste da Inglaterra, mas é herança da avó de Samantha, que o criou e faleceu há quatro anos. A espécie geralmente vive entre 10 e 15 anos, mas o animal ainda está “alegre como sempre”, segundo os donos, em entrevista ao portal da Vets Now.

“Minha avó criou calopsitas por anos e as vendeu para um pet shop local em Bournemouth”, disse Samantha, 46, de Bere Regis. “Tiger foi uma das últimas ninhadas que ela criou e tem pelo menos 32 anos.”

A calopsita mais velha listada anteriormente pelo Guinness Book of Records também tinha 32 anos, como o Tiger. Samantha considerou enviá-la para concorrer ao livro dos recordes, mas desistiu ao se deparar pelos custos envolvidos e por não conseguir encontrar a papelada que assegurava a idade do animal.

O casal acaba de se mudar para se juntar à família perto de Alicante e fez a viagem de carro com Tiger e seus outros animais de estimação. “Não suportaríamos deixá-lo, pois ele é uma parte tão importante da nossa família”, disse Samantha. “Embora estivéssemos preocupados que pudesse ser muito estressante, ele sempre lidou com tudo muito bem. Tivemos que conseguir a papelada para ele, mas ninguém fica para trás.”

Scout foi abandonado por ser cego

Junto de Tiger, outro vice-pet do ano no Reino Unido é Lurcher Scout, um cachorro cego abandonado que teve uma vida plena e presta ajuda como um cão de terapia. Scout foi deixado nas ruas quando filhote.

“Ele foi pego perdido no Condado de Durham (cidade da Inglaterra) e iriam colocá-lo para dormir, pois pensaram que ele era surdo, cego e ninguém iria querer ele”, disse a enfermeira veterinária aposentada Tracey, de Hinckley, Leicestershire.

Quando descobriram que o animal não era surdo, três instituições de caridade de resgate o acolheram. Foi quando Tracey ouviu sobre sua história e decidiu que tinha que dá-lo uma chance. “Tínhamos duas opções com sua cegueira: ou encasulá-lo e mantê-lo seguro ou tentar dar-lhe uma vida plena conosco atuando como seus olhos.”

O cãozinho fez aulas de treinamento de filhotes, onde teve sucesso e conquistou o prêmio Bronze do Kennel Club Good Citizen Dog Scheme. O treinamento foi adaptado para atender a cegueira de Scout, com comandos para mantê-lo seguro.

Ao perceberem como as pessoas eram atraídas pela natureza gentil, Tracey o treinou para trabalhar com a Therapy Dogs Nationwide, uma instituição de caridade em que voluntários visitantes levam seus próprios cães a estabelecimentos para proporcionar conforto, distração e estimulação. “Ele frequenta regularmente a Saffron House Care Home (uma casa de repouso em Barwell) e é incrível ver o efeito que suas visitas têm sobre pacientes com demência”, disse Tracey.

“Ele tem o dom de saber o que as pessoas querem e é muito calmo e paciente. Tem uma senhora que gosta de dar um biscoitinho pra ele e aí ele só deita com ela. Você pode ver o que isso significa”, conta a enfermeira.

Scout também foi convidado para ser mascote no Whitestone Carers Community Café após o impacto positivo de suas visitas e ajudou a arrecadar fundos para o East Midlands Dog Rescue, a ONG que ajudou a salvá-lo. Após alguns problemas de saúde recente, ele está em um momento de “desacelerar”. “Estamos muito felizes por receber este prêmio. Ele está se aposentando e acho que esta é uma homenagem muito apropriada por tudo o que ele fez pelos outros”, comemora a tutora.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Iron Maiden anuncia show extra em SP após esgotar ingressos para a primeira data


Após esgotar ingressos para o show de 25 de outubro de 2026, em São Paulo, colocados à venda para o…


Após esgotar ingressos para o show de 25 de outubro de 2026, em São Paulo, colocados à venda para o…

GMC+

Lula chama de ‘cretinice’ ataque de Zezé di Camargo às filhas de Silvio Santos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta quinta-feira, 18, de “cretinice” o ataque feito pelo cantor sertanejo Zezé…

GMC+

Gil Gerard, eterno ‘Buck Rogers’, morre aos 82 anos


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….


Gil Gerard, ator protagonista da clássica série Buck Rogers, morreu em sua casa na Georgia, Estados Unidos, aos 82 anos….