Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de janeiro de 2025

Mesmo depois de denúncia ao MP, Claudia Leitte volta a cantar Yeshua no lugar de Iemanjá


Por Agência Estado Publicado 29/12/2024 às 15h38
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

A cantora Claudia Leitte voltou a remover o nome de Iemanjá da música Caranguejo. Na noite passada, ela se apresentou no pré-Réveillon no Recife. No show, ela trocou o trecho que fala da orixá e incluiu Yeshua, que, para algumas religiões cristãs, é o nome de Jesus. Claudia é evangélica desde 2014.

Não é a primeira vez que a cantora faz essa troca. No último dia 14, ela se apresentou em Salvador e lá, Claudia cantou “Eu canto meu Rei Yeshua” no lugar de “Saudando a rainha Iemanjá”.

Logo depois da apresentação em Salvador, a yalorixá Jaciara Ribeiro e o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) entraram com uma denúncia de racismo religioso contra a cantora.

A denúncia foi acolhida e o MP-BA abriu um inquérito para investigar o caso. O Idafro e a yalorixá argumentam que essa alteração descontextualiza a música e demonstra desprezo e hostilidade por religiões afro-brasileiras, configurando discriminação.

Eles ressaltam que a Festa de Iemanjá, retratada na música, e a própria figura da Orixá são patrimônios culturais protegidos por lei, e que a ação da cantora pode ser considerada um ataque a esses bens.

O advogado Hédio Silva Jr., do Idafro, disse que ingressaria com uma interpelação criminal em nome da mãe Jaciara.

O Estadão entrou em contato com assessoria de imprensa de Claudia Leitte e aguarda posicionamento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Walter Salles escolhe filme chinês ‘Levados Pelas Marés’ como favorito de 2024


Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, escolheu seu filme favorito de 2024 em uma votação especial conduzida pelo portal…


Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, escolheu seu filme favorito de 2024 em uma votação especial conduzida pelo portal…

GMC+

Preta Gil anuncia saída da UTI semanas após cirurgia que durou mais de 20 horas


Momentos antes da virada para o ano-novo, a cantora Preta Gil anunciou a saída da UTI do Hospital Sírio Libanês,…


Momentos antes da virada para o ano-novo, a cantora Preta Gil anunciou a saída da UTI do Hospital Sírio Libanês,…