Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de agosto de 2024

Mia Khalifa, ex-atriz pornô, posta mensagem após meme e polêmica em CPI: ‘não sou médica’


Por Matheus Hernandes Publicado 28/05/2021 às 15h26 Atualizado 01/02/2023 às 23h41
Ouvir: 00:00
Senador Luis Carlos Heinze (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado) e Mia Khalifa (Foto: Reprodução/Instagram/Mia Khalifa)

Uma fala do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid repercutiu internacionalmente e foi um dos assuntos mais comentados do Twitter, após ser interpretada incorretamente na internet. A confusão acabou correlacionando a fala com um meme envolvendo a ex-atriz pornô libanesa, Mia Khalifa, que postou mensagens sobre a polêmica.

Durante a sessão da CPI da Covid, na terça, 25, onde a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, depôs, o senador citou que em um estudo publicado na revista The Lancet era “fraudulento”. Segundo Heinze, uma companhia de fachada, chamada Surgisphere alegava, em pesquisa, que o tratamento com a hidroxicloroquina teria matado pacientes de covid-19. Além disso, a responsável pelo marketing da empresa era uma atriz pornô e um escritor de ficção científica era o editor de ciências.

Mia Khalifa. Foto: Reprodução

Conforme reportagem publicada no The Guardian, a Surgisphere não explicou a quais foram os métodos adotados na pesquisa para os resultado e também haviam inconsistências nas estatísticas. Após a publicação, o site da companhia caiu e as redes sociais foram apagadas.

Contudo, as pessoas correlacionaram, de forma incorreta, a fala do senador sobre esse caso, com um meme que envolve a ex-atriz pornô Mia Khalifa.

Mia Khalifa. Foto: Reprodução

Confira a imagem que circulou nas redes sociais: 

Foto: Reprodução/Twitter/Nos Trends Brasil

Após ter seu nome citado, Mia Khalifa postou um tweet afirmando que não era médica: “Hummm eu não sei quem precisa ouvir isso (Brasil), mas eu não sou uma médica. Então, não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp… tchau”, publicou Mia. 

Na mesma sequência, ela publicou uma montagem que faz alusão o single da cantora Anitta. “Girl from Rio”, em que no ônibus está escrito “Girl from Beirut”, local onde ela de fato mora. Confira:

Em outra postagem, a ex-atriz continuou comentando o acontecido. “Se você alguma vez se sentir mal consigo mesmo, lembre-se de que pelo menos você não é o senador brasileiro que colocou Mia Khalifa na tendência da política no país”.

Senador se defende

Depois da fala proferida na CPI (veja abaixo) e ver o que acabou repercutindo nas redes sociais, o senador Heinze utilizou seu Twitter para se defender e reafirmar que ele estava citando o caso da Surgisphere e não o meme que envolvia Mia Khalifa. 

“Em maio de 2020, o conceituado jornal Britânico The Guardian publicou uma matéria que apresentava provas com dados de estudos realizados que tinham o objetivo de condenar a utilização da cloroquina. O jornal, primando pela verdade, ao contrário das distorções feitas na internet, cita que entre os “renomados profissionais de ciência e tecnologia Surgisphere” estavam uma atriz pornô, uma assistente de produção de eventos e um autor de contos de ficção científica”.

O escândalo envolvendo a Surgisphere levou editores de revistas médicas a mudarem os métodos de avaliação para publicação de estudos. Entretanto, outras pesquisas científicas comprovaram que o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina não têm eficácia contra a covid-19. A Agência Lupa, que atua na verificação de fatos, publicou uma matéria mostrando outros estudos que defendem o ponto, após a polêmica envolvendo a revista The Lancet.

Assista à fala que causou a confusão

A matéria conta com informações do O Tempo e da Agência Lupa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Gilberto Gil apresenta sua última turnê, sem leis de incentivo: ‘Para evitar fofoquinhas’


Gilberto Gil, 82 anos, anunciou nesta terça-feira, 6, detalhes de sua última turnê, batizada de Tempo Rei. Em uma coletiva…


Gilberto Gil, 82 anos, anunciou nesta terça-feira, 6, detalhes de sua última turnê, batizada de Tempo Rei. Em uma coletiva…

GMC+

Livro de ‘autor misterioso’ best-seller no Japão será lançado no Brasil


Um escritor misterioso, com a identidade escondida sob uma máscara e que já vendeu 800 mil livros no Japão. Esse…


Um escritor misterioso, com a identidade escondida sob uma máscara e que já vendeu 800 mil livros no Japão. Esse…

GMC+

VMA 2024: Taylor Swift recebe 10 indicações e Anitta, 3; veja a lista completa


O MTV Video Music Awards anunciou nesta terça, 6, a sua lista completa de indicados à premiação que celebra as…


O MTV Video Music Awards anunciou nesta terça, 6, a sua lista completa de indicados à premiação que celebra as…