Morre Gal Costa, artista ícone da MPB, aos 77 anos


Por Iasmim Calixto
Foto: Manu Scarpa/Divulgação

Faleceu, na manhã desta quarta-feira, 9, Gal Costa, cantora ícone da música popular brasileira. Gal tinha 77 anos.

A morte da artista foi confirmada por sua assessoria de imprensa, porém, a causa não foi divulgada. Gal Costa estava em recuperação de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita e teria que ficar longe dos palcos até o final deste mês.

A operação aconteceu em setembro, após Gal se apresentar no Festival Coala, em São Paulo. A cantora já tinha na agenda marcada para a turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, que deveria ocorrer em dezembro e janeiro de 2023.

Desde a cirurgia, a cantora deixou os palcos de lado para se recuperar. Gal iria se apresentar no último fim de semana no festival Primavera Sounds, em São Paulo, mas teve o show cancelado.

Nascida 26 de setembro de 1945, em Salvador, Bahia, Maria das Graças Penna Burgos era filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna. Sua ligação com música veio ao trabalhar como balconista.

Foi nos frutíferos anos 1960 que ela conheceu João Gilberto, que a classificou como a “maior voz do Brasil”.

Em sua carreira, trabalhou ao lado de outros grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Jorge Ben Jor.

Foto: Thiago Louzada/Divulgação

No dia 30 de julho, a cantora se apresentou em Maringá, na Virada Cultural de 2022, encerrando o primeiro dia do evento. Sua apresentação reuniu mais de 12 mil pessoas na praça do antigo aeroporto de Maringá.

Sair da versão mobile