Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, aos 82 anos


Por Agência Estado Publicado 28/09/2023 às 10h14
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

O veterano ator Michael Gambon, famoso por interpretar o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, em seis dos oito filmes de Harry Potter, morreu, disse seu assessor nesta quinta-feira, 28. Ele tinha 82 anos.

Um comunicado de sua família, divulgado por seu assessor, disse que ele morreu após “um ataque de pneumonia”.

“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama”.

Não importa o papel que ele assumiu em uma carreira que durou mais de cinco décadas, Gambon sempre foi instantaneamente reconhecível pelos tons profundos e arrastados de sua voz. Ele foi escalado como o querido Dumbledore após a morte de seu antecessor, Richard Harris, em 2002.

Relembre a carreira do ator

Gambon era considerado um dos grandes nomes teatrais do Reino Unido. Sua carreira deslanchou em 1980, com um papel da produção de Galileo nos teatros, e também abrangeu TV e rádio.

No Reino Unido, um dos seus papéis mais icônicos foi na série da BBC The Singing Detective.

Ator de talentos múltiplos, Gambon recebeu quatro BAFTAs de Melhor Ator, não só por Singing Detective, como pelos seriados Filhas e Esposas (2000), Perfect Strangers (2002) e o filme Longitude (2001). Ele também foi indicado a dois Emmys, por seu trabalho em Bastidores da Guerra (2002) e Emma (2010).

Michael estrelou dezenas de filmes, de Gosford Park à animação Paddington. Ele também foi o Rei George V no aclamado O Discurso do Rei.

Em 2004, o ator assumiu o papel de Alvo Dumbledore no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, se tornando o principal rosto do personagem. Gambon, então, ganhou novos fãs – de novas gerações e em todo o mundo.

Ele foi nomeado cavaleiro pelos serviços prestados à atuação em 1998.

Gambon se aposentou dos palcos em 2015, depois de lutar para lembrar suas falas diante de um público devido à idade avançada. Certa vez, ele disse à Sunday Times Magazine: “É uma coisa horrível de admitir, mas não consigo. Isso parte meu coração”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Lana Del Rey se casa com guia turístico de jacarés Jeremy Dufrene, diz jornal


Depois de ficar noiva em alguns de seus relacionamentos, Lana Del Rey se casou pela primeira vez nesta quinta-feira, 26….


Depois de ficar noiva em alguns de seus relacionamentos, Lana Del Rey se casou pela primeira vez nesta quinta-feira, 26….

GMC+

Karim Aïnouz inicia filmagens de ‘Rosebush Pruning’, seu segundo filme internacional


Poucas semanas depois de lançar Motel Destino, o diretor e roteirista brasileiro Karim Aïnouz já está rodando o seu próximo…


Poucas semanas depois de lançar Motel Destino, o diretor e roteirista brasileiro Karim Aïnouz já está rodando o seu próximo…