Morre Sophie Kinsella, autora de ‘Becky Bloom’, aos 55 anos
A escritora britânica Madeleine Wickham, conhecida pelo pseudônimo Sophie Kinsella, morreu aos 55 anos. A notícia foi confirmada por sua família à BBC e depois nas redes sociais da autora.
“É com o coração partido que anunciamos o falecimento, esta manhã, da nossa querida Sophie (também conhecida como Maddy, também conhecida como Mamãe). Ela faleceu em paz, tendo passado seus últimos dias cercada por seus verdadeiros amores: família, música, carinho, Natal e alegria”, diz parte da publicação.
Com mais de 30 livros publicados, Kinsella é autora do best-seller Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Record), que vendeu mais de 45 milhões de exemplares no mundo todo e foi adaptado ao cinema com a atriz Isla Fisher no papel principal.
Em 2024 a autora anunciou que foi diagnosticada com um glioblastoma – um tipo agressivo de câncer no cérebro – dois anos antes. Desde então havia passado por cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Em 2015 ela veio ao Brasil como uma das atrações da Bienal do Livro Rio para divulgar as obras Becky Boom em Hollywood e À procura de Audrey.
Seu último livro, Como é para você?, publicado em fevereiro deste ano, é um relato semificcional de seu diagnóstico de câncer, escrito após a cirurgia.
“Sou uma criatura reservada, então pode parecer estranho que eu tenha revelado para o mundo tantas coisas pessoais. Mas sempre processei minha vida através da escrita. Escondida atrás de personagens fictícias, transformei minha história em narrativas. É esse o meu jeito de fazer terapia, acho. Escrever é meu porto seguro, e criar este livro, embora difícil às vezes, foi muito prazeroso e terapêutico para mim. Como é para você? é ficção, mas é minha obra mais autobiográfica até agora. A história da Eve é a minha história”, diz Kinsella na apresentação da obra.
Kinsella nasceu em Londres em 1969 e estudou música no New College, em Oxford, antes de se dedicar à filosofia, política e economia. Seu primeiro livro, sem publicação no Brasil, foi escrito aos 24 anos, sob o nome de casada, Madeleine Wickham.
O sucesso mundial veio em 2000, com Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, apresentando aos leitores Becky Bloomwood, uma compradora compulsiva e jornalista financeira que, ironicamente, é completamente desastrada quando se trata de suas próprias finanças.
Desde então, Kinsella definiu e elevou o gênero da comédia romântica combinando humor, profundidade emocional e insights sociais.
