Música ‘Maringá, Maringá’ aparece na trilha sonora de novela da Globo
Maringá foi destaque na tela da TV Globo novamente. Dessa vez, a versão instrumental da música “Maringá, Maringá”, do compositor Joubert de Carvalho, foi trilha sonora da novela “A Favorita”, que está sendo reprisada no “Vale a Pena Verde Novo”. A cena foi exibida na tarde desta quinta-feira, 26, e repercutiu nas redes sociais.
Na cena, o personagem Cassiano, de Thiago Rodrigues, e Chico Diaz, interpretado pelo ator Átila Mendonça, tocam a canção no violão. Veja o trecho da novela, que foi publicado na página “Dicionário Maringaense”:
A canção “Maringá” foi escrita em 1932. Na época, o político Rui Carneiro, oficial de gabinete do Ministro da Aviação José Américo, sugeriu a Joubert de Carvalho que fizesse uma música abordando o drama da seca do nordeste, segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Maringá.
O compositor concordou em fazer a canção e pediu uma relação das cidades assoladas pela seca. Entre elas estava o município de Ingá, na Paraíba. Em sua mente criativa, imaginou uma cabocla de nome Maria. Então surgiu “Maria do Ingá”, que depois virou “Maringá”.
Fundado em 1947, o município de Maringá recebeu o nome da canção. Em abril de 1959, Joubert de Carvalho – nasceu em Uberaba (MG) e passou a infância em São Paulo – conheceu Maringá, sendo homenageado com uma rua em seu nome. Ele faleceu setembro de 1977, aos 77 anos.
Maringá em “Pantanal”, da TV Globo
A cidade também foi destaque na novela “Pantanal” no início deste mês. O personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, mencionou Maringá e cidades da região. “Maria Augusta, você tem alguma ideia de onde fica Maringá? Marialva? Mandaguari? Sarandi? Astorga? Apucarana? Arapongas?”, disse para filha, Maria Augusta (Guta), interpretada pela atriz Julia Dalavia.
A menção ocorreu após Guta dar um ultimato no pai e questionar sobre a origem do seu dinheiro, da época em que vivia no norte do Paraná. Tenório, então, responde a filha relembrando os conflitos agrários da fase de colonização da região. A página “Dicionário Maringaense” também publicou o trecho. Veja abaixo:
Para assistir o diálogo completo, clique aqui.
A trama é um remake da telenovela de 1990, exibida pela TV Manchete. A primeira versão de “Pantanal” também mencionava Maringá e região.