Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Música ‘Maringá, Maringá’ aparece na trilha sonora de novela da Globo


Por Lethícia Conegero Publicado 27/05/2022 às 20h22 Atualizado 20/10/2022 às 23h26
Ouvir: 00:00

Maringá foi destaque na tela da TV Globo novamente. Dessa vez, a versão instrumental da música “Maringá, Maringá”, do compositor Joubert de Carvalho, foi trilha sonora da novela “A Favorita”, que está sendo reprisada no “Vale a Pena Verde Novo”. A cena foi exibida na tarde desta quinta-feira, 26, e repercutiu nas redes sociais.

Na cena, o personagem Cassiano, de Thiago Rodrigues, e Chico Diaz, interpretado pelo ator Átila Mendonça, tocam a canção no violão. Veja o trecho da novela, que foi publicado na página “Dicionário Maringaense”:

A canção “Maringá” foi escrita em 1932. Na época, o político Rui Carneiro, oficial de gabinete do Ministro da Aviação José Américo, sugeriu a Joubert de Carvalho que fizesse uma música abordando o drama da seca do nordeste, segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Maringá.

O compositor concordou em fazer a canção e pediu uma relação das cidades assoladas pela seca. Entre elas estava o município de Ingá, na Paraíba. Em sua mente criativa, imaginou uma cabocla de nome Maria. Então surgiu “Maria do Ingá”, que depois virou “Maringá”.

Fundado em 1947, o município de Maringá recebeu o nome da canção. Em abril de 1959, Joubert de Carvalho – nasceu em Uberaba (MG) e passou a infância em São Paulo – conheceu Maringá, sendo homenageado com uma rua em seu nome. Ele faleceu setembro de 1977, aos 77 anos.

Maringá em “Pantanal”, da TV Globo

A cidade também foi destaque na novela “Pantanal” no início deste mês. O personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, mencionou Maringá e cidades da região. “Maria Augusta, você tem alguma ideia de onde fica Maringá? Marialva? Mandaguari? Sarandi? Astorga? Apucarana? Arapongas?”, disse para filha, Maria Augusta (Guta), interpretada pela atriz Julia Dalavia.

A menção ocorreu após Guta dar um ultimato no pai e questionar sobre a origem do seu dinheiro, da época em que vivia no norte do Paraná. Tenório, então, responde a filha relembrando os conflitos agrários da fase de colonização da região. A página “Dicionário Maringaense” também publicou o trecho. Veja abaixo:

Para assistir o diálogo completo, clique aqui.

A trama é um remake da telenovela de 1990, exibida pela TV Manchete. A primeira versão de “Pantanal” também mencionava Maringá e região.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Ator de 25 anos morre durante a estreia do musical ‘Aladdin’ em teatro na Grande SP


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…


Vitor Eduardo Dumont Ferreira, ator de 25 anos, sofreu um mal súbito e morreu durante a apresentação de estreia do…

GMC+

‘Profunda dor’, afirmam Chitãozinho e Xororó após morte de irmão em acidente


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…


Os cantores Chitãozinho e Xororó comentaram, por meio de nota, sobre a morte do irmão, Amauri Prudêncio de Lima. Conhecido…

GMC+

Morre em acidente o cantor Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…


O cantor Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, morreu neste domingo, 7, aos 55 anos, em um acidente de…