Na era TikTok, produções “gigantes” ganham o público. O que explica?

Com um público majoritariamente jovem, o TikTok conquistou o mundo com seu jeitinho simples e acessível de assistir a vídeos curtos. E quem ainda não aderiu ao aplicativo, foi apanhado pelo Reels do Instagram ou pelo Shorts do YouTube, e até mesmo pelos Stories do Facebook – que comportam vídeos de poucos minutos.
Em linhas gerais, a prática de rolar o feed rapidamente, em poucos segundos, tornou-se hábito de uma nova geração de consumidores de produtos culturais. O fato é apontado, por especialistas, como um dos responsáveis por distanciar o público de textos longos, filmes grandes, séries e livros.
Uma análise dos microdados do exame internacional Pisa 2018, divulgado no ano passado pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), aponta que 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos não leu um livro com mais de 10 páginas. Apenas 9,5% dos estudantes brasileiros na mesma faixa etária leram algum material com mais de 100 páginas em 2018.
