08 de junho de 2025

Netflix investe R$ 5 milhões na Cinemateca Brasileira para modernização da Sala Oscarito


Por Agência Estado Publicado 02/04/2025 às 11h48
Ouvir: 02:53

A Netflix anunciou um patrocínio cultural de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, tornando-se a primeira empresa privada a integrar o projeto de restauração, modernização e ampliação do complexo arquitetônico da instituição, localizada na zona sul de São Paulo. O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, será aplicado na reestruturação da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da sede atual da Cinemateca, inaugurada em 1997.

image
Foto: Daniela Matias e Daniel Dantas/Divulgação

As obras incluem adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização. O objetivo é garantir acessibilidade e implementar tecnologias que tornem o espaço mais eficiente e adequado às necessidades do público contemporâneo. Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões.

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, destacou a importância da revitalização da Sala Oscarito para reposicionar a instituição como um espaço de referência na exibição cinematográfica.

“Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destaca Maria Dora Mourão.

Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto da Cinemateca prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade. Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.

“É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso País”, celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Marcello Antony revela que criou inimizades que o afastaram de novelas da Globo


Ex-ator da Globo, Marcello Antony desabafou na sexta-feira, 6, sobre a dificuldade que teria em retornar à emissora. Atualmente, Marcello…


Ex-ator da Globo, Marcello Antony desabafou na sexta-feira, 6, sobre a dificuldade que teria em retornar à emissora. Atualmente, Marcello…

GMC+

Séries da Netflix impulsionam popularidade de Ayrton Senna nos EUA, indica estudo


Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizada dentro dos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da…


Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizada dentro dos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da…

GMC+

Último show do Black Sabbath terá transmissão paga; saiba como comprar acesso à live


No dia 5 de julho, o Black Sabbath realizará o último show de sua carreira com todos os membros da…


No dia 5 de julho, o Black Sabbath realizará o último show de sua carreira com todos os membros da…