Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de outubro de 2024

Neto de Oppenheimer não gosta de uma cena do filme de Christopher Nolan


Por Agência Estado Publicado 17/08/2023 às 15h18
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

Oppenheimer, o filme mais recente de Christopher Nolan, já arrecadou grandes números de bilheteria: mais de US$ 640 milhões, globalmente. Mas dentre os espectadores, houve um mais especial. O filme de três horas, que conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, foi assistido e comentado por Charles Oppenheimer, neto do cientista.

Em entrevista à revista Time, Charles contou que sua história com o filme precede seu lançamento. Charles, que não chegou a conhecer os avós, pediu para ser envolvido na produção e pôde conversar com Nolan sobre a trama.

Nesses contatos com o diretor, Charles foi avisado de que poderiam haver trechos desagradáveis. “Nolan disse algo mais ou menos como: ‘Eu sei contar uma história sobre esse assunto. Haverá partes que você terá que dramatizar um pouco e partes que serão alteradas'”, contou. “‘Como membros da família, acho que vocês vão gostar de algumas partes e não gostar de outras.”

Segundo o neto de Oppenheimer, esse desagrado de fato aconteceu com uma cena específica. “A parte que eu menos gosto é essa referência à maçã envenenada, que era um problema em Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano“, contou, referindo-se ao livro que inspirou a obra. “Se você ler o livro com bastante atenção, os autores dizem: ‘Não sabemos realmente se isso aconteceu.’ Não há registro dele tentando matar alguém”, reforçou.

Para ele, não há necessidade dessa cena, no livro ou no filme. “Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro”. Mesmo assim, ele prefere o tratamento do filme do que o livro para esse caso: no longa, a cena é contada de forma vaga, sem que você tenha contexto suficiente para avaliar a atitude do protagonista.

Quando perguntado se ele retiraria a sequência caso fosse consultado, Charles disse que sim, mas que respeita a arte do cineasta: “Não consigo me imaginar dando conselhos sobre filmes para Nolan. Ele é um especialista, ele é o artista e um gênio nessa área”, elogiou.

Mesmo com ressalvas, Charles afirmou ter gostado do filme, o que é uma raridade quando em se tratando de obras relacionadas ao avô.

“Eu estava me preparando para não me sentir muito bem com o filme, embora tenha conversado com Chris Nolan e ficado muito impressionado com ele”, ressaltou. “Mas durante o filme, me vi aceitando e gostando. Achei que contava uma história convincente e poderia considerá-la uma arte realmente envolvente. Fiquei muito feliz por ter essa reação. Eu não esperava isso”, disse.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Regina Volpato revela que distância da filha foi motivo que a fez desistir de continuar no SBT


Regina Volpato vai deixar o SBT e o comando do programa Chega Mais em dezembro. A apresentadora revelou que não…


Regina Volpato vai deixar o SBT e o comando do programa Chega Mais em dezembro. A apresentadora revelou que não…

GMC+

Maidê Mahl apresenta melhora; veja o que diz o novo boletim médico da atriz


Após quase um mês internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas em São Paulo, a atriz…


Após quase um mês internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas em São Paulo, a atriz…