Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de agosto de 2024

Nó Coletivo de Artes estreia ‘Nossos nós’ no Teatro Reviver Magó


Por Redação GMC Online Publicado 20/08/2024 às 08h42
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-08-20 at 08.32.28
Foto:Ana Rodes.

No dia 30 de agosto estreia em Maringá o espetáculo “Nossos nós”, um projeto do Nó Coletivo de Artes, que mescla dança, teatro e circo. No total, serão realizadas seis apresentações gratuitas no Teatro Reviver Magó, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º, 13, 14 e 15 de setembro, sempre às 20h.

Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e dirigido por Vitória Campanari, o espetáculo conta a história de cinco personagens que têm relações diferentes com o amor, boas e más experiências. As histórias de cada personagem se interligam com as de outros personagens, criando um grande quebra-cabeças que vai sendo exposto e desvendado na medida em que o espetáculo acontece. Reunidos para este trabalho, estão os intérpretes Andrey Bocaritte, Camila Dutra, Emanuel Ribeiro, Karenn Ticianel e Leonardo Fabiano.

“Os meus projetos sempre remetem à minha vida, sobre situações ou coisas que eu penso. E eu gosto muito de pensar no amor, acho que eu vivo pelo amor. E desde o começo, quando criei o Coletivo, eu pensava nessa temática e nos relacionamentos. Daí fui montando uma trilogia. Veio o ‘Nó de nós’, que fala sobre o amor nas amizades. Tem o ‘Laços de nós’, que é o terceiro projeto, mas acabou estreando antes, e fala mais particularmente do amor em si. E agora o ‘Nossos nós’, que fala sobre relacionamentos amorosos”, explica a diretora e coreógrafa, Vitória Campanari. A ideia deste projeto é trazer essa identificação. “Eu falo que ou a pessoa vai sair chorando, ou vai sair apaixonada”, brinca Campanari.

O coletivo não segue uma única modalidade de dança, pois sempre busca trabalhar com o repertório dos artistas envolvidos em cada obra. Neste caso, há bailarinos, aerialistas e atores, então o espetáculo traz jazz, contemporâneo e coreografias aéreas. Além disso, conta com o diferencial de mesclar a dança com modalidades circenses aéreas, especificamente a corda e a faixa. Para tanto, a equipe contou com o artista circense Bruno Ramos, que assina as coreografias de aéreo.

A cenografia foi criada a partir da metáfora do nó, por meio de grandes linhas de pontos de crochê e macramê. Já o figurino e a maquiagem entregam um pouco da personalidade e da história de cada personagem, em tons vermelhos, que representam a relação pura com o amor, e tons de preto, mostrando o quanto a pessoa já foi machucada ou machucou alguém. Tanto a cenografia quanto o figurino são assinados pelo VCamp Ateliê.
O coração é um símbolo recorrente, tanto na identidade visual, assinada por Fernando Souza com ilustração de Bruno Pesch, quanto no figurino, no qual cada personagem carrega no peito, à vista de todos, as condições do seu coração. Há corações partidos, arrancados, manchados e feridos. O amor enquanto doença e também como cura, a crença no amor, paixões, desejos, traições, dores, arrependimentos e superação são alguns dos temas abordados.

Além das seis apresentações, o projeto também vai oferecer duas oficinas nos dias 22 e 24/8. As inscrições já estão abertas.

Serviço:
“Nossos nós”, do Nó Coletivo de Artes
Dias 30 e 31 de agosto e 1º, 13, 14 e 15 de setembro
Sempre às 20h no Teatro Reviver Magó
Entrada gratuita
Classificação: 16 anos

Oficina Dança e Libras
A oficina será ministrada por Leonardo Fabiano, em parceria com o intérprete de Libras Renan Parma. Serão 20 vagas voltadas para a comunidade surda e demais pessoas interessadas, que tenham a partir de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia em dança.
Data: 22/08
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Asumar – Associação dos Surdos de Maringá (Rua Pioneiro Luiz Fitz, 198, Paris III).

Oficina Duo Faixa
A oficina será ministrada por Bruno Ramos. Serão 14 vagas para pessoas interessadas, a partir de 16 anos. É necessário ter experiência prévia em dança ou circo.
Data: 24/08
Horário: das 14h às 15h30
Local: Cirqueridum Escola de Circo e Artes (Av. Colombo, 7217, zona 7)

Inscrições gratuitas, pelo link na bio do instagram @no.coletivo

Ficha técnica:
Direção e coreografias: Vitória Campanari
Coreografias de aéreo: Bruno Ramos
Produção: Leonardo Fabiano
Intérpretes: Andrey Bocaritte, Camila Dutra, Emanuel Ribeiro, Karenn Ticianel e Leonardo Fabiano
Acessibilidade: Forféu / Renan Parma
Consultor de Libras: Pedro Siena
Poema: Tatyanne Lazier
Voz: Maria Olenski e Leonardo Fabiano
Captação e edição: Produtora Casa Amarela
Figurinos e Cenografia: VCamp Ateliê
Iluminação: Vanderlei Junior / Candelabro Produção Cênica
Filmagem e fotografia: Ana Rodes / Brisadiana
Ilustrador: Bruno Pesch / Pesch Artes
Identidade Visual: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Assessora de imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Agradecimentos: A Toca Espaço Cultural, Aéreo Estúdio de Dança, Cirqueridum, Karenn Ticianel e Arthur Olsen.

Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Saiba como é a abertura de um bluefin e onde comer os cortes mais nobres


Se você tivesse dado de cara com o peixe no meio do salão do Kitchin, no Itaim Bibi, saberia que…


Se você tivesse dado de cara com o peixe no meio do salão do Kitchin, no Itaim Bibi, saberia que…

GMC+

Instagram testa perfis no ‘estilo TikTok’ com fotos e vídeos na vertical


O Instagram está testando uma grande mudança para as páginas de perfil, possivelmente transformando os quadrados das fotos em retângulos….


O Instagram está testando uma grande mudança para as páginas de perfil, possivelmente transformando os quadrados das fotos em retângulos….

GMC+

OpenAI fecha acordo com Condé Nast, dona da Vogue, para treinar suas IAs


A OpenAI acaba de fechar mais uma parceria para treinar a sua inteligência artificial. O acordo, firmado com a Condé…


A OpenAI acaba de fechar mais uma parceria para treinar a sua inteligência artificial. O acordo, firmado com a Condé…