27 de março de 2025

Palestino vencedor do Oscar é liberado da prisão por Israel; advogada diz que ele foi espancado


Por Agência Estado Publicado 25/03/2025 às 14h04
Ouvir: 03:16

O cineasta palestino Hamdan Ballal, que venceu o Oscar de Melhor Documentário por Sem Chão, foi liberado da prisão por Israel nesta terça-feira, 25. O diretor havia sido agredido por colonos judeus nesta segunda-feira, 24, e detido por soldados israelenses.

image
Foto: Reprodução

A informação da soltura, assim como da captura, foi divulgada pelo cineasta israelense Yuval Abraham, codiretor de Sem Chão, nas redes sociais. “Hamdan Ballal está livre e está prestes a ir para a casa com sua família”, afirmou o jornalista em seu perfil no X, o antigo Twitter. Após a soltura de Ballal, o ativista palestino Ihab Hassan divulgou uma foto do cineasta sendo atendido por médicos em um hospital em Hebrom, cidade da Cisjordânia.

Ainda em seu perfil no X, Abraham revelou que o seu colega palestino foi agredido pelos soldados enquanto estava preso. “Nesta terça, a advogada de Ballal afirmou ter contactado ele e disse que o palestino relatou ter passado a noite sendo agredido e com uma venda nos olhos em uma delegacia de Israel”, escreveu o codiretor.

O ataque ocorreu em Susiya, cidade na Cisjordânia, na vila onde Ballal mora. Em comunicado à BBC, o Exército de Israel confirmou a prisão de três palestinos após o confronto, mas não revelou se Ballal estava entre os presos.

Segundo o exército, os ativistas foram presos por lançarem pedras contra os colonos judeus durante a confusão. O momento da captura foi compartilhado por Abraham nas redes sociais.

Segundo Jihad Nawajaa, prefeito de Susiya, o confronto se iniciou após colonos judeus tentarem roubar ovelhas de casas palestinas. Ballal e outros ativistas pró-Palestina estavam participando de um encontro quando foram surpreendidos pelo grupo de colonos.

À Reuters, o político afirmou que eles tentaram roubar as ovelhas do povoado. “Os jovens saíram para impedi-los, e houve cerca de oito feridos do nosso lado”, relatou Nawajaa. “Colonos invadiram casas, atiraram pedras, quebraram janelas e veículos e agrediram violentamente moradores e ativistas. Várias pessoas ficaram feridas”, escreveu Ihab Hassan, ativista palestino, no X.

Ainda segundo o relato, Ballal foi levado até uma ambulância para tratar os seus ferimentos, quando a polícia israelense chegou e o levou para a prisão sem dar maiores justificativas.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

‘Vale Tudo’: nova versão da abertura traz símbolos do debate político-social contemporâneo


O perfil da TV Globo divulgou, na noite desta quarta-feira, 26, a abertura do remake de Vale Tudo, novela que…


O perfil da TV Globo divulgou, na noite desta quarta-feira, 26, a abertura do remake de Vale Tudo, novela que…

GMC+

Maike surpreende Vitória Strada com comentário sobre sua aparência no ‘BBB 25’


Em dia de Festa do Líder no BBB 25, uma conversa leve na área externa terminou com um comentário de…


Em dia de Festa do Líder no BBB 25, uma conversa leve na área externa terminou com um comentário de…

GMC+

‘Novocaine’, ‘Oeste Outra Vez’ e mais estreias da semana no cinema


Novo filme de Paolo Sorrentino e drama de François Ozon também são destaques estreias da semana no cinema: Novocaine: À…


Novo filme de Paolo Sorrentino e drama de François Ozon também são destaques estreias da semana no cinema: Novocaine: À…