Passeio Ciclístico da Primavera inova com participação de outros veículos sustentáveis
Há quase 40 anos, quando nem se falava em ciclovias, a Maringá FM deu início a um projeto de incentivo ao uso da bicicleta. Reunindo famílias, grupos de amigos e apaixonados pelo pedal, o Passeio Ciclístico da Primavera se tornou evento que faz parte do calendário oficial de Maringá, em parceria com a Secretaria de Esportes. Desde sua primeira edição, a atividade só não foi realizada durante os anos de pandemia.
Hoje Maringá tem 43 quilômetros de ciclovia e um número de pessoas que usa a bicicleta como principal meio de locomoção – seja para ir ao trabalho, escola, ou como forma de lazer e cuidado com a saúde – é o dobro da média nacional. Em Maringá as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos no trânsito, enquanto a média brasileira é de 3%. “Temos certeza que o incentivo que a rádio dá há tantos anos com o Passeio Ciclístico foi essencial para fomentar essa cultura. Vemos isso também pela grande participação de ciclistas em nossos Pedais da Noite, promovidos pela Maringá FM. A estrutura que oferecemos mostrou que pedalar é uma atividade segura, divertida, saudável, e capaz de proporcionar momentos que fortalecem laços entre famílias e amigos”, diz Jany Lima, diretora artística do Grupo Maringá de Comunicação.
Foi pensando em fomentar ainda mais o uso de veículos sustentáveis e abraçar um público ainda maior que quer se divertir no passeio mais tradicional da cidade que a organização trouxe uma inovação para a edição 2023: a participação de patinetes, patins, skates e até mesmo daqueles que preferem seguir caminhando está liberada. “É um convite a pensarmos a sustentabilidade, a acessibilidade e de apoiar políticas públicas que melhorem a mobilidade de Maringá”, reforça Jany.
Participação
O Passeio Ciclístico da Primavera é aberto a todas as idades e totalmente gratuito. Além de ouvintes da rádio que participam todos os anos, e que hoje trazem filhos e netos apra passar a tradição adiante, vários grupos confirmaram presença. É o caso das escolas que fazem parte do Sinepe – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino – e da Polícia Militar, que inclusive vai reativar o pelotão onde os policiais usam bicicletas para fazer o patrulhamento exclusivamente para o Passeio.
O Rotary Clube também já confirmou presença e vai aproveitar a reunião de famílias para realizar sua “pedalada contra a polio”, reforçando a campanha pela vacinação infantil para combater a paralisia.
O Passeio Ciclístico da Maringá FM será no dia 08 de outubro. Reserve a data e convide seus amigos. As informações de trajeto e horário do percurso serão divulgadas em breve.