Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Poliana revela ser assexual em ‘Vale Tudo’; entenda a orientação sexual do personagem


Por Agência Estado Publicado 10/06/2025 às 20h29
Ouvir: 00:00
imagem-2025-06-10-205505227
Foto: Reprodução/Instagram

O capítulo de Vale Tudo dessa segunda-feira, 9, revelou que o personagem Poliana é assexual, através de um diálogo em que ele fala sobre um encontro que teve no cinema.

Interpretado por Matheus Nachtergaele, o personagem levantou a questão ao público: o que é a assexualidade?

A assexualidade é um termo utilizado para descrever uma orientação sexual em que o indivíduo rara, condicionalmente ou nunca sente atração sexual.

Dentro do universo da assexualidade, também chamada de “ace”, existem algumas subdefinições. Em geral, eles não sentem atração sexual, mas os assexuais na área “grey” (cinza, em português), ou greyssexuais, podem sentir atração sexual em momentos muito específicos.

Já os demissexuais são aqueles que, ao terem ligação afetiva com alguém, podem passar a sentir vontade de fazer sexo.

Segundo o “Manifesto Assexual”, documento que visa explicar a orientação sexual, o espectro assexual “não implica necessariamente em não experienciar atração romântica ou física.”

Portanto, um indivíduo assexual, como no caso do personagem de Nachtergaele, pode ter uma orientação sexual paralela.

Ou seja: “Uma pessoa assexual também pode ser hétero, lésbica, gay, bissexual, pansexual ou de qualquer outra orientação sexual e/ou romântica agregada a sua assexualidade”, completa o documento.

Em 1972, foi escrito por Lisa Orlando o primeiro Manifesto Assexual, que descrevia a orientação como um movimento contrário à “sexualidade compulsória”.

Mais tarde, a comunidade, por meio do novo documento, pontuou que a descrição “não representa a comunidade assexual atual”.

A assexualidade não é considerada doença ou distúrbio psiquiátrico e não pode ser tratada por especialistas, porém ela deve ser diferenciada da hipossexualidade, que é uma patologia. Na condição de hipossexual, a pessoa não sente o desejo que gostaria e isso causa incômodo e sofrimento. No caso dos assexuais, não há desconforto algum na falta da prática sexual.

Em 2010, a bandeira do orgulho assexual foi apresentada com as seguintes cores: preto, que significa assexualidade; cinza, que significa greyssexualidade, que inclui a demissexualidade; branco, que representa a alossexualidade; e o roxo, que representa a comunidade assexual como um todo. Há também o triângulo assexual, que tem as mesmas cores.

Outro símbolo que representa a comunidade é o bolo, advindo de uma brincadeira que parte da opinião de que uma fatia de bolo é melhor que ter relações sexuais.

Todos os símbolos foram criados pela Asexual Visibility and Education Network, a Aven, primeiro espaço de interação social destinado a assexuais. O fórum foi criado em 2001 e é, até hoje, a maior comunidade assexual do mundo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Gilberto Gil será tema de musical dirigido por Miguel Falabella em 2026; saiba detalhes


Gilberto Gil será tema de um musical em 2026. A partir de 22 de agosto de 2026, o Teatro Santander,…


Gilberto Gil será tema de um musical em 2026. A partir de 22 de agosto de 2026, o Teatro Santander,…

GMC+

Rob Reiner e esposa morreram devido a ‘múltiplos ferimentos por objeto cortante’, aponta laudo


Rob Reiner e sua mulher Michele Singer Reiner morreram devido a “múltiplos ferimentos por objeto cortante”, de acordo com um…


Rob Reiner e sua mulher Michele Singer Reiner morreram devido a “múltiplos ferimentos por objeto cortante”, de acordo com um…

GMC+

Diretor fala pela primeira vez sobre filme de Bolsonaro: ‘Sabia que era figura controversa’


O cineasta Cyrus Nowrasteh, diretor do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez sobre o projeto com…


O cineasta Cyrus Nowrasteh, diretor do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez sobre o projeto com…