Premiado espetáculo Amana será apresentado em Campo Mourão
Apresentações serão nesta sexta-feira, dia 22, e sábado dia 23, às 20h, na Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira
O premiado e aplaudido espetáculo de dança Amana terá duas apresentações em Campo Mourão, nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, na Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira. A entrada é franca.
Pela atuação de Amana, em temporada em São Paulo, Ana Clara Poltronieri recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2024, da Cooperativa Paulista de Dança, um dos mais importantes do país. Esse foi o segundo prêmio para Amana e Ana Clara. Ela foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção Paraná – na categoria Cultura Arquitetônica pelo Cenário, composto por mais de 70 potes de vidro com água, em cena.
O Espetáculo Amana
Amana, em tupi significa “água que cai do céu”. A água, elemento feminino, conduz o caminho deste rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Uma cena em que o momento presente e a memória se misturam para contar as lembranças amorosas, a luta e o luto.
Em Amana, a narrativa foi construída com movimento, palavra e depoimento, revelando um corpo pulsante e memorioso.
De forma poética e sensível, as criadoras, Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias, fizeram do espetáculo um gesto de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.
Ana Clara esteve em temporada com o espetáculo Amana em Porto Alegre e Maringá. Sua temporada em São Paulo, em 2023, aconteceu no Teatro Centro da Terra.
Em maio deste ano, Amana participou do Festival Equilibri, da Associazione Arterego, na Itália. As apresentações marcaram o Dia de Magó, em manifestação pública de repúdio ao feminicídio. Ana Clara foi aplaudia por quase cinco minutos após o espetáculo.
A idealização da cenografia foi feita pela diretora Tânia Farias e o projeto arquitetônico cenográfico foi idealizado por Fernanda di Benedetto. A coreografia é de Ana Clara Poltronieri.
Amana Circular
Ana Clara está se apresentando em Campo Mourão, nessa sexta-feira e sábado e seguirá turnê por Astorga, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro; São Jorge do Ivaí, dias 14 e 15 de dezembro; Maringá, dias 16 e 17 de dezembro; e Mandaguari, nos dias 25 e 26 de janeiro.
As apresentações fazem parte de projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Quem é Ana Clara Poltronieri:
Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Técnica Klauss Vianna pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Formada em dança pela Art Factory International, no programa Dance Start Up IV, sob direção de Brigel Gjoka’s – Bologna (ITÁLIA). Concluiu participação no programa de formação interdisciplinar em dança contemporânea ‘MoDem’ – coletivo jovem da companhia Zappalà Danza – Sicilia (ITÁLIA), com direção de Roberto Zappalà.
Artista da dança independente e educadora somática, busca através de seus movimentos a consciência corporal e a expressividade, trabalhando em estado de presença e reatualização de presença ao mover-se.
Co-criadora, diretora e intérprete da CIA DUO DUE de dança, Ana Clara colabora com diversas companhias e grupos de dança e música do Brasil e Europa.
Atua em projetos comunitários, solidários e voluntários de difusão da arte, da dança, pela cultura da paz e não-violência, pelos direitos da mulher (pelo direito à liberdade de ser de todas as pessoas).
Quem é Tânia Farias:
Atriz e encenadora, figurinista, cenógrafa, pesquisadora, professora e produtora teatral. Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1984.Coordena a Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem.