Saiba quais são os objetos barrados com mais frequência no raio-x do Aeroporto de Maringá


Por Redação GMC Online
Alguns itens apreendidos no raio-x do Aeroporto de Maringá. Foto: Aeroporto de Maringá.

Entre as medidas tomadas antes do embarque para garantir a segurança nas viagens aéreas está o raio-x de bagagem, que impede que objetos que possam representar algum risco aos passageiros sejam transportados durante a viagem.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é o órgão responsável pela regularização dos raios-x nos aeroportos do Brasil, mas pode haver diferença entre as companhias áreas sobre objetos proibidos na bagagem de mão durante o voo.

Como funciona o raio-x em aeroportos?

Ele é realizado antes da entrada na sala de embarque dos terminais. Todos os itens que não foram despachados precisam passar pela inspeção. Nas radiografias é possível ver o que o passageiro leva na mala, e os agentes de segurança do aeroporto conseguem identificar objetos suspeitos 

Primeiro o passageiro coloca a bagagem e pertences na esteira e depois um escâner emite o raio-x, fazendo uma varredura na mala para verificar a presença de itens proibidos. 

No Aeroporto de Maringá…

Os objetos que são retidos com mais frequência no Aeroporto de Maringá, segundo o diretor de Operações Murilo Martins, estão nos grupos de objetos pontiagudos, ferramentas de trabalho, inflamáveis e objetos contundentes. “Entre eles a tesoura, canivete, ferramentas no geral, spray inflamável (normalmente spray de cabelo), isqueiro e objetos de metal pontiagudo. Os mais inusitados até hoje foram o cinto faca, caneta faca, cartão faca e a chave faca. Estrela ninja também”, contou ao GMC Online.

De acordo com o diretor, os objetos são apreendidos nas mais variadas situações. Alguns, segundo ele, são característicos de pessoas má intencionadas e, nestes casos, a tendência é a pessoa ficar nervosa e se exaltar. “Outra situação onde a tendência é de se exaltar, é quando há necessidade de acionar a força policial pelo tipo de objeto que estava carregando. Mas, quando é uma situação de estar carregando por esquecimento (de ter tirado ou não se lembrar que estava ali) a tendência é da pessoa apresentar surpresa e/ou decepção (por ter o material retido), no geral este tipo de situação tende a ser mais tranquila. Varia muito de caso a caso”, explica.

Alguns objetos retidos no Aeroporto de Maringá são doados para a Provopar, e outros, segundo o diretor, são guardados no próprio aeroporto para serem utilizados durante a apresentação de cursos ou testes de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC – Aviation Security).

Veja alguns itens proibidos no raio-x de bagagem em aeroporto

Confira um passo a passo dos procedimentos para passar pelo raio-x:

Veja fotos de alguns objetos encontrados no raio x do Aeroporto de Maringá

1/7
2/7
3/7
4/7
5/7
6/7
7/7
Sair da versão mobile