Três pratos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; veja o ranking
O Taste Altas — guia internacional de gastronomia que recebe avaliações de usuários de diversas partes do mundo — divulgou nesta quarta-feira, 11, a lista dos 100 Melhores Pratos do Mundo. Entre os listados, estão três representantes brasileiros: a picanha, o escondidinho e a moqueca baiana.
A picanha foi eleita o 3º melhor prato do mundo, com nota 4,69. De acordo com a plataforma, “é um corte fresco de carne bovina que é especialmente popular e muito valorizado no Brasil”. Presente em todo churrasco e carro-chefe de qualquer churrascaria, a picanha fica situada na parte de trás do animal, sobre uma capa de gordura, o que faz com que a carne tenha pouco gordura em suas fibras.
Na 30ª colocação do ranking, o escondidinho recebeu nota média de 4,52. Originalmente feito com carne seca e purê de batatas, a receita pode variar para combinações com carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. Além de muitos temperos, o queijo é indispensável para dourar o purê.
O último representante do Brasil na lista foi a moqueca baiana, na 78ª posição e nota média 4,46. Muito tradicional, o prato é um ensopado de de frutos do mar, combinados com leite de coco, azeite de dendê, suco de limão e vários vegetais, como pimentões, cebolinhas, alho, cebolas e, às vezes, gengibre.
- Três clássicos brasileiros estão entre os cinco melhores pratos com feijão do mundo; veja ranking
- Popular prato brasileiro é eleito a pior comida do mundo em ranking; veja a lista
- Comida típica do Paraná é novamente considerada uma das piores do Brasil
A moqueca é servida com coentro e acompanhada de arroz e farofa. Sua origem é dos povos nativos do Brasil, tendo incorporado elementos de povos colonizadores europeus e de escravos africanos, como o leite de coco e o azeite de dendê.
Top 3
Além da picanha, o Top 3 dos melhores pratos do mundo conta com o Lechona, da Colômbia, na primeira colocação, e a Pizza Napolitana, da Itália, na segunda posição.
Com nota média de 4,78, o Lechona consiste é um leitão assado inteiro e recheado com cebolas, ervilhas, arroz, ervas frescas e vários temperos. Sua preparação dura mais de um dia, entre 12h de cozimento e mais horas para descanso, e serve mais de 100 pessoas. Por isso, o prato é típico de festividades e grandes celebrações.
A segunda posição ficou para a Pizza Napolitana, com nota de 4,75. Mundialmente conhecida e sinônimo de pizza, a receita italiana da cidade de Nápoles é simples e possui duas variações: a marinara, com massa coberta com um molho à base de tomate temperado com alho e orégano, e a margherita, que é coberta com tomate, mussarela e folhas de manjericão fresco, uma combinação cujas cores representam a bandeira italiana.
Suas origens remontam dos anos 1700, mas só em 1889 a mussarela foi adicionada à receita original, pelo mestre pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito.
Confira o ranking dos 100 Melhores Pratos do Mundo
Para mais detlhes, clique aqui.
O TasteAtlas
O Taste Atlas é uma criação do croata Matija Babic e o objetivo é reunir máximo de informações possíveis sobre os restaurantes de cada localidade, incluindo os ingredientes para produções e a descoberta de quais se destacam em consumo.
A classificação é realizada por meio das avaliações dos usuários do site que não são profissionais ou especialistas em gastronomia. Eles atribuem pontuações a pratos típicos de diversas partes mundo, que variam de 0,5 a 5 estrelas, e o conjunto desses dados são utilizados para formar as médias das pontuações a serem divulgadas ao público.