Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

América-MG vira diante da Ferroviária e respira na luta contra o rebaixamento da Série B


Por Agência Estado Publicado 04/10/2025 às 23h03
Ouvir: 00:00

Na luta contra o rebaixamento da Série B, Ferroviária e América-MG se enfrentaram na noite deste sábado, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo direto na parte de baixo da tabela terminou com vitória americana por 3 a 1 – resultado conquistado com dois gols no fim da partida, que garantiu fôlego ao time mineiro na briga para se afastar do Z-4.

Com o triunfo, o América-MG chegou aos 36 pontos e assumiu a 14ª colocação. A Ferroviária, que tem a mesma pontuação, caiu para o 15º lugar, ficando atrás pelo número de vitórias: 10 a 8. Ambas as equipes seguem próximas da zona de rebaixamento e ainda precisam pontuar nas rodadas seguintes para se distanciarem da parte crítica da tabela.

O primeiro tempo teve alternância de domínio e momentos de intensidade de ambos os lados. A Ferroviária começou melhor, controlando o meio-campo e apostando em jogadas pelos flancos. O esforço foi recompensado aos 14 minutos, quando Juninho escapou pela direita e cruzou rasteiro para Fabrício Daniel completar de primeira, abrindo o placar. O gol deu confiança ao time da casa, que manteve a pressão por alguns minutos antes de ver o adversário equilibrar as ações.

A reação do América começou com posse de bola e aproximações mais constantes à área. Aos 23, Miguelito chegou a empatar após desvio de Willian Bigode, mas o lance foi anulado por impedimento. O time mineiro, no entanto, manteve o ímpeto ofensivo e conseguiu o empate aos 29, quando Maguinho apareceu na área e, de cabeça, completou cruzamento da direita. O gol mudou o ritmo da partida e fez a Ferroviária recuar para tentar explorar os contra-ataques, sem conseguir transformar o volume ofensivo em nova vantagem até o intervalo.

Na segunda etapa, o América voltou com mais intensidade e soube controlar melhor as ações ofensivas. A equipe mineira pressionou desde o início e quase virou logo aos 60 segundos, quando Willian Bigode finalizou cruzado e parou em ótima defesa do goleiro Dênis. O visitante manteve a estratégia de ocupar o campo ofensivo e trocar passes curtos até encontrar espaço na defesa adversária.

A Ferroviária, por sua vez, teve dificuldade para sair da pressão e apostou em finalizações de média distância, como a de Tárik, aos 36 , que passou por cima da meta.

Quando o empate parecia consolidado, o América aproveitou uma das últimas jogadas do jogo. Aos 45, após cobrança de falta de Ortíz pela esquerda, Lucão apareceu livre na pequena área e desviou de cabeça para o fundo da rede.

Antes do apito final, o time mineiro ainda ampliou com um pênalti. Aos 51, Fabinho foi feliz em cobrança e deslocou o goleiro Dênis para decretar o placar final em Araraquara.

Na sequência da competição, a Ferroviária volta a campo na quinta-feira, às 19h, diante da Chapecoense, novamente na Arena Fonte Luminosa. O América-MG recebe o Vila Nova na quarta-feira, às 21h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 X 3 AMÉRICA-MG
FERROVIÁRIA – Dênis Júnior; Lucas, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Zé Mário (Edson Lucas); Alencar (Thiago Lopes), Tárik, Netinho e Fabrício Daniel (Albano); Juninho (Vitor Barreto/Zé Hugo) e Carlão. Técnico: Claudinei Oliveira.
AMÉRICA-MG – Gustavo; Ricardo Silva, Emerson, Lucão e Maguinho; Kauã Diniz (Miquéias), Felipe Amaral (Aloísio), Miguelito (Fabinho) e Yago Souza (Titi Ortíz); Paulinho e Willian Bigode (Arthur Sousa). Técnico: Alberto Valentim.
GOLS – Fabrício Daniel, aos 16, e Maguinho, aos 30 minutos do primeiro tempo; Lucão, aos 46, e Fabinho, aos 51 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gustavo Medina, Zé Mário, Edson Lucas, Alencar e Netinho (Ferroviária). Felipe Amaral, Miguelito (América-MG)
ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
PÚBLICO – 2.570 torcedores
RENDA – R$ 37.430.00
LOCAL – Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…