Após treinos em Maringá, Seleção Sub-20 de handebol estreia no Sul-Centro Americano nesta segunda
Maringá foi a casa da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 de handebol na última semana. A equipe esteve na cidade em preparação para o Campeonato Sul-Centro Americano Júnior 2026, que acontece em Assunção, no Paraguai, entre esta segunda-feira, 12, e sexta-feira, 16.
Os treinamentos aconteceram no Ginásio Chico Neto, entre os dias 5 e 10, e contou com a presença de seis representantes de Maringá: o técnico Marlon Araújo “Biroto”, a preparadora física Yara Baraviera, o fisioterapeuta Vinicios Vilas Boas, e as atletas Luana Flores, Isadora Ribeiro e Caroline Nery.
“A estrutura de Maringá nos ofereceu o que realmente a gente necessita. A Secretaria de Esportes, Prefeitura, nos cedeu para esse evento, que é muito importante para o Brasil. Maringá é uma cidade totalmente esportiva, não só no handebol, mas em várias modalidades”, disse o técnico Biroto, em entrevista ao GMC Online.

Na sexta-feira, 9, em meio às atividades, a seleção disputou um amistoso com a equipe sub-18 masculina do Handebol Maringá. No domingo, 11, a delegação embarcou para Assunção.
As Leoas estreiam nesta segunda-feira, 12, às 16h, contra a Guatemala. Todas as partidas do torneio serão transmitidas ao vivo e com imagens pelo canal oficial da Confederação Sul-Centro Americana de Handebol (Coscabal), no YouTube.
Com 30 anos de experiência no handebol, o técnico Biroto acumula os comandos da Seleção Brasileira juvenil e do time feminino adulto do Handebol Maringá, onde está desde 2021. Em novembro, o time maringaense brilhou ao conquistar o bronze na Liga Nacional, ao vencer o Cascavel. Agora, o técnico busca mais um grande objetivo no Sul-Centro Americano.
“A expectativa é a melhor possível. A gente está trabalhou intensamente, treinando dois períodos, fazendo trabalho de vídeo, trabalho de academia, e estamos buscando o objetivo que é chegar na final e buscar o título. Esse campeonato nos dá a vaga para o Mundial, então nós estamos trabalhando intensamente para conseguir esse resultado.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Entre as 18 selecionadas, Biroto escolheu três jovens atletas do Handebol Maringá. A mais experiente delas é a pivô Luana Flores, de 19 anos. Ela volta a Assunção meses após conquistar o ouro dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 com o Brasil, e por isso foi escolhida como uma das capitãs da equipe.
“Eu tô muito feliz com esse posto. Não é minha primeira vez, tenho um pouquinho mais de bagagem. Estamos numa fase onde as gerações mudam, então poder ajudar elas, principalmente para algumas que vêm pela primeira vez, é muito importante. Acho que as minhas expectativas para essa competição são as melhores possíveis, a gente tem grandes chances e competência pra trazer pra cá o primeiro lugar, para trazer mais uma vez esse Sul-Centro de volta. Então acho que tudo que a gente tá colocando em prática nos treinamentos vai dar 100% certo na competição, e se Deus quiser esse ouro é nosso”, projetou Luana Flores.

Do outro lado, a pivô Isadora Ribeiro e a ponta esquerda Caroline Nery, ambas com 18 anos, dão seus primeiros passos com a camisa da Seleção Brasileira. Isadora é natural de Palmas, no Tocantins, joga handebol desde os 10 anos de idade e chegou a Maringá em 2024, graças a um projeto para atletas da modalidade. Em 2025, teve oportunidades de treinar com o time adulto e conquistou sua vaga na Seleção pela primeira vez.
“Tive grandes aprendizados com o Biroto, que é um técnico excepcional, e hoje eu consegui, pelo meu avanço, por toda a ajuda, estar aqui na Seleção. É minha segunda convocação, mas é a primeira vez que eu entro de fato, que eu vou jogar representando o Brasil. Eu estou sem acreditar ainda, porque é um sonho meu desde pequena, desde quando eu comecei. Eu sempre confiei, mas eu nunca achei que realmente aconteceria, e eu sou muito grata a todos que me ajudaram”, disse a jovem pivô.

Natural de Ourizona, a 36 km de Maringá, Caroline Nery também terá a primeira experiência em quadra com a amarelinha. Ela chegou em Maringá aos 14 anos de idade, após uma seletiva, e fez parte de todas as categorias do Handebol Maringá, até chegar ao adulto. Mesmo em meio às férias do clube, a atleta tem trabalhado para se recuperar e quer o título do Sul-Centro Americano.
“Estou com uma expectativa muito boa, eu espero que a gente saia campeão. Estamos bem preparadas, a equipe está no mesmo nível, e é um pouco difícil, porque são nossas férias agora. A gente estava parada, sem treino de quadra, que já deu uma atrapalhada, mas a gente já tá conseguindo recuperar, então acho que vai dar tudo certo”, afirmou a ponta esquerda.
Campeonato Sul-Centro Americano Júnior 2026
O Brasil está no grupo B, com Chile, Guatemala e Paraguai. A primeira fase do Sul-Centro Americano conta com três partidas, que acontecem na SND Arena.
Confira a agenda do Brasil na 1ª fase:
- Segunda-feira (12), 16h | Brasil x Guatemala
- Terça-feira (13), 20h | Paraguai x Brasil
- Quarta-feira (15), 16h | Brasil x Chile
No grupo A estão Argentina, Uruguai, Colômbia e El Salvador. As duas melhores seleções de cada grupo avançam para as semifinais, marcadas para quinta-feira, 15. A grande final será na sexta-feira, 16, às 20h. As três melhores seleções do torneio garantem vaga no Campeonato Mundial da categoria, em junho.
