Atletas de Maringá conquistam dois ouros e um bronze no Pan Júnior 2025
Os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 foram encerrados neste sábado, 23, com resultado histórico para o Brasil. A delegação brasileira foi campeã do quadro de medalhas com 70 ouros, 50 pratas e 55 bronzes, totalizando 175 pódios.
Três dessas medalhas foram conquistadas por atletas de Maringá. Davi Sodré levou o bronze no Ciclismo BMX Freestyle Park; Luana Flores e Ryanne Gama conquistaram o ouro no handebol feminino; e as gêmeas Mariely e Ariely Faria levaram o Brasil ao ouro no rubgy sevens.
As competições marcaram o início do novo ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028, além da preparação e classificação para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.

Davi Sodré – Ciclismo BMX Freestyle Park – Bronze
O atleta Davi Sodré conquistou a medalha de bronze na prova de BMX Freestyle Park. Com disputas acirradas e uma final emocionante, Davi mostrou que o Brasil se firma como uma grande força do continente na modalidade.

A prova contou com duas voltas na fase classificatória, onde as notas são somadas para definir os finalistas. Na grande final, os atletas fizeram duas apresentações, com a melhor nota sendo considerada para definir os campeões. O colombiano Saúl Hernández, com 92,67 pontos, ficou com a medalha de ouro, seguido de perto pelo argentino Manuel Turone, com 91,00 pontos, que levou a prata. Davi Sodré, com 79,67 pontos, faturou o bronze.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp

Luana Flores e Ryanne Gama – Handebol – Ouro
A pivô Luana Flores e a meia esquerda Ryanne Gama, do Handebol Maringá, ajudaram o Brasil a conquistar o ouro no handebol feminino, derrotando a Argentina na final, pelo placar de 22 a 19.
A seleção brasileira encerrou a competição com uma campanha invicta, com cinco vitórias em cinco jogos:
- 43 x 15 México (fase de grupos)
- 39 x 12 Cuba (fase de grupos)
- 21 x 18 Argentina (fase de grupos)
- 27 x 8 Uruguai (semifinal)
- 22 x 19 Argentina (final)

No masculino, o Brasil também ficou com o ouro, ao bater a mesma Argentina por 29 a 27, de virada, na decisão.
Mariely e Ariely Faria – Rugby Sevens – Ouro
As Yarinhas foram campeãs do Pan Júnior 2025 derrotando o Estados Unidos na final, por 17 a 7, e contando com o brilho das gêmeas maringaense Mariely e Ariely, atletas do Maringá Rugby. Com o ouro, a seleção conquistou a vaga no Pan de Lima 2027.
O título veio com duas vitórias no mesmo dia. Primeiro, a classificação diante do Canadá na semifinal, com vitória por 12 a 7. Após terminar a etapa inicial em desvantagem (7 a 0), o Brasil foi buscar o resultado com dois tries, sendo o primeiro de Mariely. Depois, coube às brasileiras se defenderem com uma jogadora a menos e garantir o placar.
Na decisão, o Brasil saiu na frente com um try de Ariely, levou a virada, mas foi ao intervalo em vantagem de 12 a 7. As Yarinhas foram superiores no segundo tempo, impediram as estadunidenses de pontuarem com uma forte defesa, e asseguraram o try da vitória em corrida novamente da maringaense Ariely, fechando o placar em 17 a 7.

Confira os resultados do Brasil no Rubgy Sevens:
- 46 x 0 México (fase de grupos)
- 57 x 0 Paraguai (fase de grupos)
- 5 x 19 Estados Unidos (fase de grupos)
- 12 x 7 Canadá (semifinal)
- 17 x 7 Estados Unidos (final)
O Brasil no Pan Júnior 2025
O Jogos aconteceram em Assunção, no Paraguai, de 9 a 23 de agosto, e reuniram mais de 4 mil atletas com até 23 anos, de 41 países das Américas, distribuídos em 42 modalidades, individuais e coletivas. O Pan Júnior também distribuiu 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.
O Brasil contou com 363 atletas em 39 modalidades diferentes e garantiu o topo no quadro de medalhas. Os 175 pódios, com 70 ouros, 50 pratas e 55 bronzes, superou a marca brasileira alcançada na edição anterior. Nos jogos de Cali 2021, na Colômbia, o Brasil faturou, com 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes, totalizando 164 pódios.
Neste ano, o Time Brasil foi o que mais conquistou vagas direta para o Pan de Lima 2027, com 48 classificações e 108 atletas com vagas.
Com informações da CBC, CBRu e COB.
