Atletas de Maringá fazem história no Brasileiro de Natação com três medalhas
A natação maringaense alcançou uma marca histórica no último sábado, 31, durante o Campeonato Brasileiro de Natação, realizado em Uberlândia (MG). Pela primeira vez na história da APAN Maringá, dois atletas da equipe subiram ao pódio na mesma edição da competição nacional.
O grande destaque foi Tiago Ficher, que se sagrou campeão brasileiro na prova dos 100 metros borboleta, na categoria Juvenil 1. Já o nadador Gabriel Carraro brilhou em duas provas: foi medalha de prata nos 100 metros livre, ficando a apenas dois centésimos do ouro, e também conquistou o bronze nos 100 metros borboleta, mesma prova vencida por Ficher.

Com as três medalhas conquistadas, Maringá terminou a competição na 14ª colocação no quadro geral de medalhas, superando grandes potências da natação brasileira, como o Clube Curitibano, tradicionalmente considerado o principal do Paraná. Ao todo, seis atletas da cidade participaram da competição, que reuniu mais de 600 nadadores e 122 clubes de todo o Brasil.

O treinador da equipe maringaense, André Yamazaki, comemorou o resultado inédito. “Foi um campeonato muito forte, com um nível altíssimo, e a nossa equipe conseguiu se destacar. O Tiago e o Gabriel tiveram uma evolução absurda nos tempos, tanto em desempenho quanto em postura de alto rendimento”, afirmou em entrevista ao Portal GMC Online.
Yamazaki destacou ainda a importância do feito: “Nunca havíamos tido dois atletas medalhistas em um mesmo Campeonato Brasileiro. Sempre foram conquistas isoladas. Isso mostra o potencial da nossa cidade, mesmo com estrutura inferior a muitos clubes do Brasil.”
A conquista, segundo ele, é fruto do trabalho em conjunto entre atletas, técnicos, famílias e parceiros institucionais como a Unicesumar, a Secretaria de Esportes de Maringá e a associação de pais da APAN. “É uma conquista muito especial e que reforça que estamos no caminho certo”, completou o treinador.
