Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Atletas e técnicos de Maringá são convocados para Olimpíadas de Paris


Por Redação GMC Online Publicado 04/07/2024 às 09h58
Ouvir: 00:00
344ca33f-480f-4a12-9057-9d3daf3172ce
Aos 20 anos, o maringaense Renan Gallina disputará a primeira Olimpíada. Foto: Wander Roberto/COB.

Maringá é uma cidade de talentos no esporte e berço de grandes nomes que vão representar o Brasil nas Olimpíadas e Jogos Paralímpicos de Paris. Atletas e técnicos, maringaenses de nascença ou que escolheram a cidade para viver o esporte, vão participar do maior evento multiesportivo do mundo. As convocações reforçam a importância dos investimentos da Prefeitura de Maringá para fomentar o desenvolvimento esportivo.

Confira os talentos maringaenses convocados:

Jogos Olímpicos 

  • Renan Gallina – Atletismo 
  • Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki – Técnico BMX
  • Gabriela Moreschi – Handebol 
  • Adriana Cardoso – Handebol
  • Arthur Lanci – Vôlei de Praia

Jogos Paralímpicos 

  • Débora Borges Carneiro – Natação
  • Beatriz Borges Carneiro – Natação 
  • André Yamazaki – Técnico de Natação

“É uma alegria enorme e uma grande emoção saber que atletas maringaenses vão representar o Brasil nas Olimpíadas e nas Paralímpiadas. Isso é motivo de celebração e reforça como o esporte é importante para a nossa cidade”, afirma o prefeito Ulisses Maia. Ele lembra que no ano passado foram investidos R$ 5,3 milhões no esporte de rendimento, aumento de 96% em relação a 2017. Os recursos municipais beneficiaram atletas e técnicos, por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, além de associações esportivas da cidade.

Talentos maringaenses vão brilhar em Paris  

Aos 20 anos, Renan Gallina disputará a primeira Olimpíada. Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o maringaense é beneficiado pelo Bolsa Atleta e faz parte da Associação de Atletismo de Maringá, conveniada ao município. No ano passado, o atleta quebrou um jejum de 24 anos do Brasil sem ouro nos 200m nos jogos Pan-Americanos e fez o que só lendas da velocidade brasileira conseguiram.  

O técnico maringaense de BMX, Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki, também representará o Brasil nas Olimpíadas. Em Maringá, o BMX ou bicicross, uma modalidade de ciclismo praticada com bicicletas especiais, ganhou espaço de treinamento e novos investimentos. A Prefeitura reformou o ginásio do Conjunto Requião e realizou a cessão do espaço para treinamentos e atividades comunitárias da Associação BMX Freestyle Maringá. O técnico Paulo Saçaki acompanhará o atleta Gustavo ‘Bala Loka’, que é de São Bernardo do Campo (SP), mas esteve em Maringá diversas vezes para treinamentos e foi campeão brasileiro em 2022 em competição realizada no espaço público cedido pelo município. 

As gêmeas da natação Débora Borges Carneiro e Beatriz Borges Carneiro também foram convocadas e vão promover um verdadeiro espetáculo de inclusão e talento nos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. “É uma emoção muito grande representar o Brasil, minha cidade e o Paraná. Não sei nem como explicar e o coração dispara apenas de pensar. São 12 anos de batalhas e muitos treinos e estamos conseguindo colher tudo o que plantamos”, afirma Débora Carneiro. As atletas serão acompanhadas pelo técnico maringaense André Yamazaki.  

Débora e Beatriz, que sempre fazem dobradinha nos pódios, chegam na competição como a primeira e a segunda melhor do mundo na modalidade, respectivamente. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, elas conquistaram medalhas de bronze para o Brasil e, desde então, se preparam para a conquista do ouro. “A preparação é bem difícil, com academia de manhã, piscina todos os dias à tarde e três vezes na semana treinos na piscina no período noturno, além de acompanhamento com nutricionista, psicólogo e outras atividades. Mas com muita garra e paixão vamos trazer essa medalha”, diz Beatriz Carneiro. 

No handebol, as maringaenses Gabriela Moreschi e Adriana Cardoso começaram a carreira esportiva em Maringá e conquistaram o mundo. Gabi Moreschi é goleira e jogou a última temporada pelo time SG BBM Bietigheim, da Alemanha. Ela foi tricampeã alemã e finalista da última Liga dos Campeões da Europa, campeonato mais importante e forte de clubes no mundo. A ponta Adriana Cardoso jogou a última temporada pelo Buducnost Bemax (MNG), de Montenegro, conquistou as duas últimas ligas nacionais e disputou a Liga dos Campeões.

Destaque no vôlei de praia e com diversas medalhas em competições nacionais e internacionais, Arthur Lanci disputará a primeira Olimpíada. Ele começou a carreira na Associação Maringaense de Vôlei de Praia e atualmente joga pelo Clube AEST, do Espírito Santo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Em decisão contestada, Robson Conceição derrota americano e é campeão mundial dos superpenas


O boxe brasileiro tem um novo campeão mundial. Trata-se de Robson Conceição, que derrotou, neste sábado, no Prudential Center, em…


O boxe brasileiro tem um novo campeão mundial. Trata-se de Robson Conceição, que derrotou, neste sábado, no Prudential Center, em…

Esportes

‘Tivemos coisas muito mais positivas do que negativas neste processo’, diz Dorival Júnior


Dorival Júnior reconheceu as fragilidades da seleção brasileira na eliminação da equipe na Copa América, mas evitou lamentar a campanha…


Dorival Júnior reconheceu as fragilidades da seleção brasileira na eliminação da equipe na Copa América, mas evitou lamentar a campanha…

Esportes

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas da Copa América


Acabou cedo, nas quartas de final, a participação da seleção brasileira na Copa América. Burocrático, inócuo, ineficiente e incapaz de…


Acabou cedo, nas quartas de final, a participação da seleção brasileira na Copa América. Burocrático, inócuo, ineficiente e incapaz de…