Maringá é uma cidade de talentos no esporte e berço de grandes nomes que vão representar o Brasil nas Olimpíadas e Jogos Paralímpicos de Paris. Atletas e técnicos, maringaenses de nascença ou que escolheram a cidade para viver o esporte, vão participar do maior evento multiesportivo do mundo. As convocações reforçam a importância dos investimentos da Prefeitura de Maringá para fomentar o desenvolvimento esportivo.
Confira os talentos maringaenses convocados:
Jogos Olímpicos
- Renan Gallina – Atletismo
- Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki – Técnico BMX
- Gabriela Moreschi – Handebol
- Adriana Cardoso – Handebol
- Arthur Lanci – Vôlei de Praia
Jogos Paralímpicos
- Débora Borges Carneiro – Natação
- Beatriz Borges Carneiro – Natação
- André Yamazaki – Técnico de Natação
“É uma alegria enorme e uma grande emoção saber que atletas maringaenses vão representar o Brasil nas Olimpíadas e nas Paralímpiadas. Isso é motivo de celebração e reforça como o esporte é importante para a nossa cidade”, afirma o prefeito Ulisses Maia. Ele lembra que no ano passado foram investidos R$ 5,3 milhões no esporte de rendimento, aumento de 96% em relação a 2017. Os recursos municipais beneficiaram atletas e técnicos, por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, além de associações esportivas da cidade.
Talentos maringaenses vão brilhar em Paris
Aos 20 anos, Renan Gallina disputará a primeira Olimpíada. Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o maringaense é beneficiado pelo Bolsa Atleta e faz parte da Associação de Atletismo de Maringá, conveniada ao município. No ano passado, o atleta quebrou um jejum de 24 anos do Brasil sem ouro nos 200m nos jogos Pan-Americanos e fez o que só lendas da velocidade brasileira conseguiram.
O técnico maringaense de BMX, Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki, também representará o Brasil nas Olimpíadas. Em Maringá, o BMX ou bicicross, uma modalidade de ciclismo praticada com bicicletas especiais, ganhou espaço de treinamento e novos investimentos. A Prefeitura reformou o ginásio do Conjunto Requião e realizou a cessão do espaço para treinamentos e atividades comunitárias da Associação BMX Freestyle Maringá. O técnico Paulo Saçaki acompanhará o atleta Gustavo ‘Bala Loka’, que é de São Bernardo do Campo (SP), mas esteve em Maringá diversas vezes para treinamentos e foi campeão brasileiro em 2022 em competição realizada no espaço público cedido pelo município.
As gêmeas da natação Débora Borges Carneiro e Beatriz Borges Carneiro também foram convocadas e vão promover um verdadeiro espetáculo de inclusão e talento nos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. “É uma emoção muito grande representar o Brasil, minha cidade e o Paraná. Não sei nem como explicar e o coração dispara apenas de pensar. São 12 anos de batalhas e muitos treinos e estamos conseguindo colher tudo o que plantamos”, afirma Débora Carneiro. As atletas serão acompanhadas pelo técnico maringaense André Yamazaki.
Débora e Beatriz, que sempre fazem dobradinha nos pódios, chegam na competição como a primeira e a segunda melhor do mundo na modalidade, respectivamente. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, elas conquistaram medalhas de bronze para o Brasil e, desde então, se preparam para a conquista do ouro. “A preparação é bem difícil, com academia de manhã, piscina todos os dias à tarde e três vezes na semana treinos na piscina no período noturno, além de acompanhamento com nutricionista, psicólogo e outras atividades. Mas com muita garra e paixão vamos trazer essa medalha”, diz Beatriz Carneiro.
No handebol, as maringaenses Gabriela Moreschi e Adriana Cardoso começaram a carreira esportiva em Maringá e conquistaram o mundo. Gabi Moreschi é goleira e jogou a última temporada pelo time SG BBM Bietigheim, da Alemanha. Ela foi tricampeã alemã e finalista da última Liga dos Campeões da Europa, campeonato mais importante e forte de clubes no mundo. A ponta Adriana Cardoso jogou a última temporada pelo Buducnost Bemax (MNG), de Montenegro, conquistou as duas últimas ligas nacionais e disputou a Liga dos Campeões.
Destaque no vôlei de praia e com diversas medalhas em competições nacionais e internacionais, Arthur Lanci disputará a primeira Olimpíada. Ele começou a carreira na Associação Maringaense de Vôlei de Praia e atualmente joga pelo Clube AEST, do Espírito Santo.