Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Atlético-MG concretiza venda de Alisson ao Shakhtar na 3ª maior negociação da história do clube


Por Agência Estado Publicado 10/03/2025 às 15h08
Ouvir: 00:00

O Atlético-MG confirmou, nesta segunda-feira, a venda do atacante Alisson ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. A negociação, que não teve valores oficialmente divulgados pelo clube, gira em torno de 14 milhões de euros (cerca de R$ 88 milhões), tornando-se a terceira maior transferência da história do clube. O contrato do jogador com a equipe ucraniana será válido por cinco anos e meio.

image
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Na lista das maiores vendas do Atlético, Alisson fica atrás apenas de Paulinho, negociado com o Palmeiras no fim do ano passado por R$ 113,4 milhões, e Bernard, que também se transferiu ao Shakhtar em 2013, após ser campeão da Libertadores. O clube manterá 80% do valor da transação, reforçando seu caixa com mais uma joia formada em suas categorias de base.

Com apenas 19 anos, Alisson se destacou no Atlético desde a base, passando pelo time sub-17 e se consolidando no profissional. Foi campeão do Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira e ganhou espaço no elenco principal em 2023, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde então, somou 43 partidas e quatro gols, sendo um dos destaques do título mineiro de 2024.

O jovem atacante entrou para a história do Atlético na Libertadores ao se tornar o titular mais jovem do clube na competição, ao iniciar a partida contra o Caracas, na Venezuela. Pouco depois, marcou na goleada de 4 a 0 sobre o próprio Caracas, na Arena MRV, tornando-se o segundo jogador mais jovem a balançar as redes pelo clube no torneio, atrás apenas de Savinho.

A venda de Alisson segue um padrão recente do Atlético de negociar jovens talentos por valores altos no mercado internacional. Em 2022, o clube vendeu Savinho ao Grupo City. Agora, Alisson segue o mesmo caminho, indo para o futebol europeu em uma negociação significativa para os cofres do clube.

Enquanto acerta a saída de Alisson, o Atlético segue focado na final do Campeonato Mineiro. O time alvinegro decide o título no próximo sábado, às 16h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte, contra o América. No jogo de ida, disputado no Mineirão, venceu por 4 a 0 e tem ampla vantagem para garantir o hexacampeonato.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…