Bets vira pauta no Legislativo para se tornar modalidade esportiva no PR

É comum andar pelos bairros e encontrar crianças brincando de bets. O jogo não requer muitos materiais e é muito conhecida no Brasil. No território nacional o seu nome possui grande variação, é conhecida por bete, bets lombo, bete ombro, entre outros.
No Paraná, o deputado estadual Coronel Lee criou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Estado (Alep) que reconhece o jogo bets como modalidade esportiva. O projeto foi protocolado no dia 22 de setembro e ele segue em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A bets (vamos chamá-la assim, ok?) é exercida com movimentos específicos, ou seja, tem regulamentos que a caracterizam e diferenciam de jogos e brincadeiras. Basquetebol, voleibol, handebol e futebol, por exemplo, são consideradas modalidades esportivas.
No caso da bets, por se tratar de um Projeto de Lei que está em tramite na CCJ, ela ainda não possui regulamento que esclareça, de fato, quais são as regras do jogo para todo o estado. De acordo com a justificativa do deputado para reconhecer o jogo como modalidade esportiva no Paraná, já existem iniciativas de campeonato, como por exemplo o SESC nos jogos comerciários do Paraná, que colocam a bets em sua lista de jogos. Nessas situações, são elaborados regulamentos técnicos para o próprio campeonato.
Entenda o jogo
Os times são formados por dois jogadores que desempenharão as funções de lançadores ou rebatedores. Para os rebatedores, o objetivo é proteger o alvo da sua equipe e fazer pontos cruzando os tacos no meio do campo, já para os lançadores, o desafio é derrubar o alvo da equipe adversária.
Os equipamentos necessários para jogar bets são dois tacos de tamanho médio, dois alvos e uma bola pequena de borracha. Não existe um tamanho exato para o campo, podendo ser se qualquer tamanho. Geralmente é jogado no asfalto, mas também é possível jogar na grama ou na praia.
Os alvos são separados por uma distância definida pelos jogadores e para formar a base é desenhado um círculo em volta de cada um.

Os pontos marcados pelo time rebatedor são correspondentes ao número de vezes que eles consigam trocar de posição até que o time lançador retome o seu lugar com a bolinha. Para o time que está responsável pelo lançamento conseguir assumir o rebatimento com os tacos é preciso que eles consigam derrubar o alvo em um de seus lançamentos. Ganha o jogo o time que somar primeiro 12 pontos.
