Brasileirão Série C 2025 definido: Conheça todos os adversários do Maringá FC


Por Felippe Gabriel

Com o fim dos jogos da 37º rodada do Brasileirão Série B deste domingo, 17, foram definidos os 20 times que disputarão a Série C no ano que vem, incluindo o Maringá FC. Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta não conseguiram os resultados necessários e tiveram o rebaixamento confirmado antes do fim do campeonato.

Foto: Leo Piva/CBF

Ainda na 36ª rodada, o lanterna Guarani e o vice-lanterna Brusque já tiveram suas situações definidas. O Bugre, campeão brasileiro de 1978, empatou com o Amazonas e caiu para a terceira divisão nacional novamente após oito anos. Já o Quadricolor de Santa Catarina perdeu para o Paysandu e volta à Série C após um ano, depois de ter sido vice-campeão em 2023.

Na rodada seguinte, os últimos dois descensos foram definidos para Ituano e Ponte Preta. A Macaca foi goleada pelo Sport por 4 a 0 e ficou sem chances de se salvar, retornando à Série C pela segunda vez na história, após 34 anos. Mesmo vencendo o Vila Nova por 4 a 3, o Galo de Itu também foi matematicamente rebaixado após as vitórias de CRB e Chapecoense, contra Santos e Coritiba, respectivamente. O time paulista volta à terceira divisão após três anos, quando foi campeão em 2021.

Times tradicionais de Campinas (SP), Guarani e Ponte Preta farão o ‘Derby Campineiro’ pela primeira vez em uma Série C | Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Os acessos da Série D

Em setembro, foram definidos os quatros times que subiram para a terceira divisão nacional. Maringá FC, Anápolis, Itabaiana e Retrô chegaram à semifinal da Série D e garantiram o acesso. Será a estreia do Tricolor Maringaense na competição, depois de não conseguir a vaga para final, quando perdeu para o Anápolis nos pênaltis.

O adversário do time goiano na final foi o Retrô, que venceu o Itabaiana na semifinal. Na decisão, o time pernambucano se sagrou campeão com um placar agregado de 4×3.

Quem permaneceu na Série C

A decisão da Série C de 2024 aconteceu em outubro, com a conquista do Volta Redonda sobre o Athletic Club. Além deles, Remo e Ferroviária foram as outras equipes que garantiram o acesso à Série B do ano que vem.

Do outro lado da tabela, Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José-RS foram rebaixados à quarta divisão nacional, e também não estarão na Série C de 2025. Os outros 12 times permaneceram e estarão na disputa do próximo ano.

O destaque vai para o Londrina, grande rival do Maringá FC e que não conseguiu subir de divisão. Em 2025, os dois times paranaenses se enfrentarão pelo menos uma vez, na primeira fase do campeonato, ainda em local indefinido.

Confira todos os clubes que vão disputar a Série C em 2025:

Formato da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na terça-feira, 12, o calendário do futebol masculino profissional para 2025. Assim, ficou definido que o Brasileirão Série C terá início no dia 13 de abril e encerramento no dia 26 de outubro. O detalhamento das rodadas, com datas, horários e locais das partidas, deve ser divulgado em meados de março.

A competição é disputada primeiramente um turno único de 19 rodadas, onde todas as equipes se enfrentam uma vez. Nesta primeira fase, os quatro piores são rebaixados e os oito melhores se classificam para a fase seguinte.

A segunda fase é composta por dois grupos de quatro equipes, que se enfrentam em dois turnos, totalizando seis rodadas. Os dois melhores de cada grupo garantem acesso direto à Série B, enquanto os primeiros colocados se enfrentam na grande final.

Durante a temporada de 2024, os 20 clubes da Série C discutiram a possibilidade de mudança no formato da competição. A proposta era adotar um modelo semelhante ao das Séries A e B, com dois turnos de pontos corridos, totalizando 38 rodadas. No entanto, a CBF manteve o formato para a próxima temporada.

Sair da versão mobile