Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Cabo Verde ensaia virada épica, é prejudicado por impedimento inexistente e adia vaga à Copa


Por Agência Estado Publicado 08/10/2025 às 12h38
Ouvir: 00:00

O terceiro representante africano na Copa do Mundo de 2026 ficou muito perto de ser definido na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). E seria inédito. Um impedimento bastante questionável nos acréscimos impediu que Cabo Verde buscasse virada épica por 4 a 3 na Líbia e se torna-se o 19º garantido na competição com sedes nos Estados Unidos, México, e Canadá. O jogo terminou 3 a 3.

Cabo Verde se juntaria ao Marrocos e à Tunísia, que haviam se garantido na rodada anterior das Eliminatórias Africanas. Mas o impedimento no fim adiou a festa. A equipe partia em contragolpe de quatro jogadores contra um e até chegou a anotar o gol da virada, porém a arbitragem havia paralisado o lance antes.

Com 20 pontos, a seleção agora depende de um triunfo caseiro na segunda-feira diante da lanterna do Grupo D, eSwatini. A disputa é direta com Camarões, que alcançou os 18 pontos com 2 a 0 na casa de Maurício e recebe Angola.

Podendo até se classificar com um empate desde que Camarões não superasse Maurício, o começo do jogo foi desanimador para Cabo Verde, com gol contra de Lopes com somente dois minutos.

O primeiro tempo na Líbia terminou com os donos da casa – precisavam vencer para manter as chances de vaga – em vantagem de 2 a 1 após Arcanjo empatar e Maremi anotar o segundo. O drama de Cabo Verde aumentou quando Al-Shilwi ampliou, na etapa final.

Os visitantes, contudo, esboçaram uma grande reação e diminuíram com Cabral. O jogador de Cabo Verde tentou um lançamento longo, exagerou na força, mas viu a bola passar entre as pernas do goleiro e entrar. Restando oito minutos para o fim, Semedo empatou.

Com ambos necessitando da vitória, os minutos finais foram de equipes sem tática, abertas e na base do coração na busca do quarto gol. A Líbia se despediu com jogadores deitados no gramado, lamentando o tropeço que acabou com o sonho de ida à Copa, enquanto Cabo Verde não escondeu a frustração com a não validação do gol da virada.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Derrota do Boca Juniors deixa o River Plate fora da Libertadores após 12 anos


O River Plate não jogará a Copa Libertadores da América de 2026. O time comandado por Marcelo Gallardo não conseguiu…


O River Plate não jogará a Copa Libertadores da América de 2026. O time comandado por Marcelo Gallardo não conseguiu…

Esportes

Salah fica fora de jogo da Champions e desgaste com Arne Slot expõe crise no Liverpool


Mohamed Salah não viajará com o Liverpool para enfrentar a Inter de Milão pela Champions League. A decisão, tomada pela…


Mohamed Salah não viajará com o Liverpool para enfrentar a Inter de Milão pela Champions League. A decisão, tomada pela…