Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

CBF pede rigor do STJD após casos de violência nas Séries A e B do Brasileiro


Por Agência Estado Publicado 17/10/2022 às 02h06 Atualizado 20/10/2022 às 21h26
Ouvir: 00:00

A CBF lamentou os episódios de violência ocorridos nos jogos Ceará x Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B, além da suspensão de Goiás x Corinthians, no sábado, pelo Brasileirão. A entidade cobrou medidas drásticas de punição ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e disse que espera que o tribunal “atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes”.

“Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nos colocamos no lugar dos pais daquela criança desmaiada em Fortaleza. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O STJD informou que aguarda o recebimento das súmulas das partidas para, juntamente com vídeos e demais documentos, analisar as infrações previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva e destacou que medidas severas serão tomadas.

“A Procuradoria agirá com rigor em todos os casos de violência nos estádios de futebol. Pais e todas as pessoas de bem precisam se sentir seguros em qualquer jogo de futebol no Brasil e vamos lutar para que seja essa a realidade”, disse o procurador-geral do tribunal, Ronaldo Piacente.

GOIÁS X CORINTHIANS FOI SUSPENSO
No sábado, a partida entre Goiás e Corinthians, prevista para ser realizada no estádio da Serrinha, em Goiânia, foi suspensa após decisões da Justiça comum. O jogo vivia indefinição quanto à presença da torcida corintiana. O presidente do STJD, Otávio Noronha, disse que a decisão de suspender o jogo “visa garantir a ordem desportiva e o equilíbrio da competição”.

Na semana passada, o Ministério Público de Goiás havia recomendado que a partida deveria ter torcida única para “evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade”.

O Corinthians recorreu da decisão, alegando ser uma atitude “unilateral”, e conseguiu reverter a situação. Na sexta-feira, o STJD liberou a presença de torcedores do time no jogo, mas na manhã de sábado o cenário se inverteu. Uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, expedida horas antes do jogo, acatou o pedido do Ministério Público de Goiás e paralisou mais uma vez a venda de ingressos para torcedores visitantes.

VIOLÊNCIA NESTE DOMINGO
O jogo entre Ceará e Cuiabá, neste domingo, pelo Brasileirão, foi interrompido antes do previsto por falta de segurança. O jogo foi marcado por uma confusão generalizada nas arquibancadas durante o segundo tempo. Cadeiras foram arremessadas no campo e policiais fizeram uso de balas de borracha. Dezenas de torcedores invadiram o gramado para fugir da confusão.

No meio do tumulto, os jogadores saíram do campo às pressas, se abrigando nos vestiários. A partida teve que ser encerrada aos 47 minutos do segundo tempo, quando ainda faltavam cinco minutos para o término, de acordo com os acréscimos.

O árbitro Caio Max Augusto Vieira explicou na súmula a decisão de interromper a partida antes dos minutos finais. “Após 11 minutos do início da invasão, entrei em contato com o Comandante-Geral do policiamento sr. Eduardo Souza Landim, tenente/coronel do batalhão BP Choque, que não me deu garantia de segurança para reiniciar a partida. Após 13 minutos do início da invasão, decidi dar por encerrado a partida, por entender que não haveria garantia de segurança para o reinício da partida , pois haveria ainda 7 minutos por jogar referente ao restante do acréscimo do segundo tempo. Informo que ambas as equipes demonstraram não ter condições emocionais para continuar a partida”, diz um trecho do documento.

No aguardado duelo entre Sport e Vasco, atuais quarto e quinto colocado da Série B, uma confusão generalizada ocasionou o fim da partida antes dos últimos três minutos de jogo. A equipe pernambucana vencia o jogo por 1 a 0, mas o atacante Raniel empatou para o time carioca.

Na comemoração, o jogador, revelado no rival Santa Cruz, provocou a torcida rubro-negra. Logo depois, torcedores do Sport arrombaram o portão e invadiram o gramado. Um deles agrediu uma bombeira que estava no chão realizando cuidados médicos. Os jogadores do Vasco correram para o vestiário e a polícia usou gás de pimenta.

Cerca de uma hora depois do início das cenas de violência, sem a garantia de segurança para a sequência do jogo, o árbitro Raphael Claus decretou o fim da partida. A decisão revoltou a diretoria do Sport.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Bia Haddad derrota chinesa de 20 anos no WTA 1000 de Pequim; Melo e Matos caem nas duplas


Campeã do WTA 500 de Seul, Beatriz Haddad Maia confirmou o bom momento neste sábado ao estrear na segunda rodada…


Campeã do WTA 500 de Seul, Beatriz Haddad Maia confirmou o bom momento neste sábado ao estrear na segunda rodada…

Esportes

Jorge Martín cai na primeira volta e Bagnaia vence a sprint da etapa da Indonésia de MotoGP


Francesco Bagnaia mostrou mais uma vez que está vivo na briga pelo título da MotoGP. O italiano se aproveitou da…


Francesco Bagnaia mostrou mais uma vez que está vivo na briga pelo título da MotoGP. O italiano se aproveitou da…

Esportes

Rebeca Andrade se encontra com Nadia Comaneci, canta e pede pausa: ‘Estou cansada’


Maior medalhista olímpica do País, Rebeca Andrade se encontrou com Nadia Comaneci, uma das maiores ginastas de todos os tempos….


Maior medalhista olímpica do País, Rebeca Andrade se encontrou com Nadia Comaneci, uma das maiores ginastas de todos os tempos….