14 de julho de 2025

Ciclistas percorrem 120 km de Londrina a Maringá na Rota das Catedrais


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 20/05/2022 às 13h28 Atualizado 20/10/2022 às 22h40
Ouvir: 03:05
Foto: Aldemir de Moraes / PMM

Mais de 1.200 ciclistas de várias regiões do país vão participar da Rota das Catedrais. O evento liga as catedrais de Londrina e Maringá, passando por várias igrejas no percurso feito pela zona rural da região norte do Paraná. Ao todo, são 120 quilômetros.

A Rota das Catedrais é um evento desafiador, principalmente pela logística do trajeto, como explica uma das organizadoras, Luciana Oliveira. 

“1250 atletas de mais de 83 cidades da nossa região. Temos São Paulo capital, interior, Mato Grosso, de Tres lagoas, de Dourados. Temos o pessoal aqui do Paraná, mais lá do sul de Curitiba. participantes de Ponta Grossa, também temos participantes de Balneário Camboriú e Joinville. Afinal a gente sai de uma cidade e chega em outra cidade, então é um desafio muito grande tanto para eles que precisam percorrer 120km, a maioria por vias rurais, até chegar na catedral de Maringá, quanto para a organização. É um evento itinerário, então a gente tem que montar o evento em Londrina, montar o evento durante o percurso e montar em Maringá. O principal desafio é uma questão de logística mesmo, porque a gente depende muito de equipe. São pontos remotos […] acaba não tendo tanto acesso, questão de comunicação, internet, então a gente tem que se organizar certinho pra conseguir fluir, para que eles possam ter esse percurso aí mapeado e que eles cheguem lá corretamente, não se percam. Para que eles possam ter também a hidratação por esse percurso”, diz Luciana.

A história, paisagens e o turismo regional são marcantes no evento, já que as paradas são em oito igrejas de municípios e distritos da região. 

Além disso, o foco da Rota das Catedrais é o desafio pessoal, já que o trajeto é marcado por morros e vales. Ao finalizar a prova chegando em Maringá, os participantes receberão uma medalha de participação. 

“O objetivo é se desafiar, conseguir concluir os 120 km. […] O objetivo não é o tempo, e sim, chegar e receber sua medalha. […] Dentro desse percurso existem oito igrejinhas”, diz Luciana.

A largada será às 7h desse sábado, 21, da Catedral Metropolitana de Londrina, com chegada prevista para até 17h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá. O evento tem apoio da Maringá FM, do Grupo Maringá de Comunicação.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Dorival cobra reforços para reabilitar Corinthians no Brasileirão


A retomada do Brasileirão veio com derrota em casa para o Corinthians. O revés por 2 a 1 para o…


A retomada do Brasileirão veio com derrota em casa para o Corinthians. O revés por 2 a 1 para o…

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América


Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua…


Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua…

Esportes

Ceará vence Clássico-Rei pelo Brasileirão e deixa o Fortaleza em crise


O Ceará venceu o Fortaleza, por 1 a 0, neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro disputado na Arena…


O Ceará venceu o Fortaleza, por 1 a 0, neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro disputado na Arena…