29 de agosto de 2025

Circuito Mundial de Surfe define calendário de 2026 sem Finals e com novidades em formato


Por Agência Estado Publicado 28/07/2025 às 15h00
Ouvir: 05:16

A World Surf League (WSL) anunciou nesta segunda-feira o calendário de 2026 com novidades no formato de disputa geral e também nas etapas, sem a realização de uma prova Finals e com mais atletas no tour feminino. O Circuito Mundial, organizado pela WSL, vai valorizar a etapa de Pipeline e anular as baterias preliminares de cada disputa.

A temporada 2026 vai começar em abril, em Bells Beach, na Austrália, e será finalizado justamente nas ondas do Havaí, entre 8 e 20 de dezembro. A etapa de Pipeline, contudo, não terá status de Finals. Ou seja, todos os surfistas poderão participar, sem nenhuma restrição.

A primeira grande novidade para a próxima temporada é a divisão do campeonato. Das 12 etapas do calendário, as nove primeiras serão considerada a temporada regular. Na sequência, serão disputados dois eventos da pós-temporada. E, na sequência, a etapa de Pipeline.

O campeonato vai começar com a presença de 36 homens e 24 mulheres. Para disputar a pós-temporada, seguindo na briga pelo título, o surfista terá que estar entre os 24 melhores na etapa de corte, a ser disputada em Lower Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos, em setembro. No circuito feminino, o número de participantes será reduzido para 16.

Para fazer este corte, a organização vai levar em consideração os melhores sete de nove resultados de um surfista na temporada regular. Já para o ranking final da temporada, que definirá o título, serão contabilizados os melhores nove de 12 resultados de um atleta.

O ranking final vai incluir os resultados dos surfistas na última etapa do campeonato em Pipeline. A disputa no Havaí vai contar com a presença de todos os surfistas. Mas só poderão levantar o troféu de campeão da temporada aqueles que passaram pela pós-temporada. Os demais só poderão ser vencedores da própria etapa havaiana, que passará a valer mais pontos.

As ondas de Pipeline vão render 15 mil pontos ao vencedor da etapa, enquanto as demais vão manter os 10 mil a cada campeão.

NOVOS FORMATOS
A chamada temporada regular, que inclui as nove primeiras etapas do calendário, terá 36 homens e 24 mulheres em ação. No masculino, serão 32 classificados e mais dois convidados da temporada e mais dois com convites da própria etapa. No feminino, serão 21 classificadas diretamente e duas convidadas da temporada e duas das etapas.

A partir de 2026, não haverá mais etapa preliminar e repescagem, de forma a tornar cada bateria uma disputa definitiva. Os 28 melhores do ranking masculino e as oito da lista feminina vão entrar diretamente na segunda rodada para enfrentar os vencedores da rodada de abertura. Na sequência, haverá oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. No feminino, a segunda rodada já equivale às oitavas.

Na pós-temporada, as etapas disputadas em Portugal e Emirados Árabes Unidos terão menos surfistas em ação, com 22 homens e 14 mulheres, além de dois convites por evento para cada categoria. Novamente, os melhores (oito) entrarão diretamente na segunda rodada no masculino. No feminino, todas entrarão desde a primeira rodada.

Em Pipeline, estarão em disputa 34 homens e 22 mulheres, além de dois convites do evento para cada categoria. Os mais bem ranqueados entrarão mais tarde na chave. Os oito melhores começarão direto das oitavas de final, tanto no masculino quanto no feminino.

Confira abaixo o calendário da temporada 2026:

Etapa 1: Bells Beach, Victoria, Austrália: 1 a 11 de abril
Etapa 2: Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 17 a 27 de abril
Etapa 3: Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 2 a 12 de maio
Etapa 4: Punta Roca, El Salvador: 28 de maio a 7 de junho
Etapa 5: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 12 a 20 de junho
Etapa 6: Jeffreys Bay, África do Sul: 10 a 20 de julho
Etapa 7: Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa: 8 a 18 de agosto
Etapa 8: Cloudbreak, Fiji: 25 de agosto a 4 de setembro
Etapa 9: Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA: 11 a 20 de setembro
– corte para reduzir o número de surfistas para a pós-temporada
Etapa 10: Surf Abu Dhabi, Abu Dabi, Emirados Árabes Unidos: 14 a 18 de outubro
Etapa 11: Peniche, Portugal: 22 de outubro a 1º de novembro
– fim da pós-temporada
Etapa 12: Banzai Pipeline, Havaí, EUA: 8 a 20 de dezembro

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil


O Fluminense deixou Salvador com a sensação de que poderia ter construído um resultado muito diferente. Com um gol anulado…


O Fluminense deixou Salvador com a sensação de que poderia ter construído um resultado muito diferente. Com um gol anulado…

Esportes

STF forma maioria e mantém Robinho preso por estupro coletivo cometido na Itália em 2013


Robinho continuará preso. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para votar a favor da manutenção do ex-jogador em regime…


Robinho continuará preso. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para votar a favor da manutenção do ex-jogador em regime…

Esportes

Seleção brasileira masculina de basquete bate República Dominicana e vai à semi na Americup


Em um jogo que teve um desfecho apertado, a seleção brasileira masculina carimbou o passaporte para as semifinais da Americup…


Em um jogo que teve um desfecho apertado, a seleção brasileira masculina carimbou o passaporte para as semifinais da Americup…