Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Conmebol abre processo disciplinar contra Bobadilla, do São Paulo, após acusação de xenofobia


Por Agência Estado Publicado 28/05/2025 às 15h26
Ouvir: 00:00

A Conmebol abriu nesta quarta-feira uma investigação sobre a acusação feita pelo lateral-esquerdo venezuelano Miguel Navarro, do Talleres, de que teria sido vítima de xenofobia no jogo da equipe argentina contra o São Paulo nesta terça-feira, em duelo válido pela Libertadores. O meio-campista são-paulino Bobadilla, que admitiu ter discutido com o rival, fez um pedido de desculpas por meio das redes sociais.

Diante do episódio de discriminação, a entidade pretende colher provas através de imagens e entrevistas para analisar o caso e, então, decidir se vai abrir um processo contra o atleta.

Não significa necessariamente presunção de culpa, mas indica que o caso será examinado a partir de elementos suficientes para abrir o expediente disciplinar.

Acusado de xenofobia, Bobadilla citou o clima de rivalidade intensa dentro de campo para justificar a discussão durante a partida.

“Foi um jogo muito quente, um clima tenso durante todo o jogo. Depois do nosso segundo gol, tive uma troca de palavras com o jogador do Talleres onde fui ofendido primeiro, ele também me tratou com desprezo”, afirmou o jogador para, em seguida afirmar que não teve a intenção de menosprezar o rival.

“Nunca tive a intenção de discriminar ninguém, mas durante aquele momento quente acabei reagindo mal. Queria me desculpar publicamente e pedirei desculpa se encontrá-lo pessoalmente. Desculpas e abraço a todos” – disse o jogador em vídeo publicado em uma rede social.

O meio-campista pode ser suspenso por quatro meses caso seja comprovado que cometeu ato de xenofobia contra o adversário. Tal punição está prevista no artigo 15 do regulamento da Conmebol.

Nos momentos finais do segundo tempo da partida desta terça-feira, uma confusão foi iniciada, com jogadores se manifestando em tom de cobrança contra Bobadilla. Navarro tentou deixar o campo, mas foi impedido pelo árbitro chileno Piero Maza.

Em lágrimas, ele permaneceu no campo até o fim da partida. Ao sair, concedeu entrevista para a transmissão de TV, mas foi sucinto. “Não quero falar, ele sabe o que disse. Foi com Bobadilla. Não quero falar do jogo”, disse. Depois, na zona mista, Navarro confirmou que o paraguaio o chamou de “venezuelano morto de fome”. Ele fez boletim de ocorrência contra o são-paulino.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Palmeiras anuncia a compra dos direitos do zagueiro Bruno Fuchs


O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (18), a contratação definitiva do zagueiro Bruno Fuchs. O jogador, que defendeu o time paulista…


O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (18), a contratação definitiva do zagueiro Bruno Fuchs. O jogador, que defendeu o time paulista…

Esportes

Orçamento do São Paulo prevê déficit de R$ 3 milhões em festa junina e superávit no fim do ano


A proposta orçamentária do São Paulo para 2026 está nas mãos dos integrantes do Conselho Deliberativo. A votação será encerrada…


A proposta orçamentária do São Paulo para 2026 está nas mãos dos integrantes do Conselho Deliberativo. A votação será encerrada…

Esportes

Josh Giddey brilha em vitória dos Bulls sobre Cavaliers na NBA; Grizzlies vencem os Wolves


Com uma grande atuação de Josh Giddey no United Center, o Chicago Bulls fez valer o seu mando de quadra…


Com uma grande atuação de Josh Giddey no United Center, o Chicago Bulls fez valer o seu mando de quadra…