Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de julho de 2024

Conmebol reconhece erro em lance em que árbitro não marcou pênalti em Vini Jr.


Por Agência Estado Publicado 03/07/2024 às 16h15
Ouvir: 00:00
image-20
Foto: Reprodução/Conmembol

A Conmebol reconheceu nesta quarta-feira o erro da arbitragem ao não marcar pênalti a favor da seleção brasileira no empate com a Colômbia, por 1 a 1, na noite de terça, pela fase de grupos da Copa América. Áudios do VAR, divulgados pela entidade nesta tarde, mostram a falha do árbitro venezuelano Jesús Valenzuela ao ignorar a falta em Vinícius Júnior dentro da área, no primeiro tempo disputado em Santa Clara, nos Estados Unidos.

De acordo com a Conmebol, o árbitro errou ao deixar a partida seguir, já que o defensor Daniel Muñoz toca primeiro no pé de Vini Jr. e só depois na bola. Ao analisar, o VAR comandado pelo argentino Mauro Vigliano também erra ao não identificar o toque imprudente dentro da área.

“No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área da Colômbia, um defensor não toca a bola, provocando um contato imprudente no jogo. O árbitro não percebe o lance e o jogo continua. O VAR faz a checagem protocolar, em vários ângulos, velocidades e considerações e não identifica que o defensor não toca na bola antes de atingir imprudentemente o jogador adversário. Por isso, confirma incorretamente a decisão de campo”, diz o comunicado em vídeo da Conmebol.

Durante a análise do VAR, que durou 1min47s, Vigliano pede diversos ângulos para observar a disputa de bola com Vini Jr. Ao final da análise, define que o camisa 21 da Colômbia “belisca” na bola antes de tocar no atacante brasileiro. “Sim, ele belisca a bola. Jesús, muito justo. Pode reiniciar. Belisca a bola quando baixa o pé. E aí ele dá um impulso. Depois que se dá o contato”, define o árbitro argentino.

GOL ANULADO DA COLÔMBIA

Também no primeiro tempo, quando estava 1 x 0 para o Brasil, a seleção colombiana teve um gol anulado pelo VAR. No lance, Davinson Sánchez está, de fato, à frente do último defensor brasileiro. A arbitragem utilizou uma câmera aérea atrás do gol para definir quem era o último homem da linha de defesa do Brasil.

Após traçar a linha em azul, o VAR confirma que o zagueiro da Colômbia está impedido e confirma a anulação do gol. “No minuto 19, um jogador da Colômbia converte um gol. No momento em que lança a bola, seu companheiro se encontrava em posição fora de jogo. O VAR em sua checagem protocolar confirma a posição irregular do jogador da Colômbia, número 23, que marca o gol vindo de um tiro livre. Utilizando a ferramenta das linhas virtuais, confirma a decisão de campo: fora de jogo”, diz a análise oficial da Conmebol.

Confira a abaixo a transcrição do áudio do VAR no lance:

Árbitro: Toca a bola!
VAR: Possível pênalti. Toca a bola pelo o que indica. Preciso ver se toca a bola.
VAR pede outro ângulo.

VAR: Preciso ver se toca na bola. Dê-me um plano aberto em velocidade normal. Estamos checando a situação na área, ok Jesús? Quero ver se muda a direção da bola.

VAR pede um ângulo aberto.

VAR: Jesús, espere a gente, ok? Não reinicie.
VAR pede ângulo aéreo e, na sequência, um ângulo fechado.

VAR: Preciso ver quando cruza a perna, como é o contato de trás. Em velocidade normal. Melhor, em 75%. Sim, ele belisca a bola. Jesús, muito justo. Pode reiniciar. Belisca a bola quando baixa o pé. E aí ele dá um impulso. Depois que se dá o contato.
Árbitro: Ok. Primeiro belisca a bola e logo vai o contato.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Brusque e Ponte Preta empatam sem gols em jogo feio e gramado muito ruim na Série B


Em um jogo muito abaixo tecnicamente, a Ponte Preta ficou no empate sem gols com o Brusque nesta sexta-feira, pela…


Em um jogo muito abaixo tecnicamente, a Ponte Preta ficou no empate sem gols com o Brusque nesta sexta-feira, pela…

Esportes

Seleção de ginástica rítmica para Paris-2024 é convocada e 3 brasileiras vão para 2ª olimpíada


Aos poucos, os torcedores verde e amarelo vão conhecendo os representantes do País nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na noite…


Aos poucos, os torcedores verde e amarelo vão conhecendo os representantes do País nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na noite…

Esportes

Santos supera expulsão, bate o Ceará fora de casa e assume a liderança da Série B


O Santos é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao menos até segunda-feira, quando o Avaí entra…


O Santos é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao menos até segunda-feira, quando o Avaí entra…