Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Corinthians fecha primeiro turno do Brasileirão com campanha pior do que ano de rebaixamento


Por Agência Estado Publicado 12/08/2025 às 10h10
Ouvir: 00:00
corinthians_1754945349_3697072012746274753_553520316
Foto: Fernando Bueno / Corinthians

A derrota do Corinthians diante do Juventude nesta segunda-feira, 11, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocou a campanha no primeiro turno como uma das piores da história do clube. Desde 2006, quando a competição passou a adotar o formato atual – 20 clube e 38 rodadas -, a pontuação do time é a terceira menor, sendo inferior até ao ano do rebaixamento.

Com 22 pontos e cinco vitórias, o Corinthians ocupa a 13ª colocação, a apenas seis pontos do Vasco – primeiro clube na zona de rebaixamento. Para efeitos de comparação, em 2007, o clube paulista terminou na mesma posição ao final do primeiro turno, mas com seis vitórias e 26 pontos somados. Somente as campanhas de 2006 (20) e 2024 (19) foram inferiores àquela registrada nesta temporada.

A colocação do Corinthians pode ficar ainda pior, visto que Vasco e Grêmio têm jogos a disputar ainda pelo primeiro turno. No pior dos cenários, a equipe de Dorival Júnior terminaria estas primeiras 19 rodadas na 16ª colocação – uma acima do Z-4.

Apesar da campanha superior em 2007, foi o segundo turno que sacramentou o rebaixamento do clube, quando conseguiu somar apenas 18 dos 57 possíveis. Já em 2024, pior primeiro turno da história no Brasileirão, o clube do Parque São Jorge conseguiu somar 37 pontos(segundo melhor aproveitamento, atrás apenas do campeão Botafogo) e conquistar a classificação para a Libertadores.

Dorival Júnior tenta repetir esse desempenho. Se na Copa do Brasil o clube se coloca como um dos favoritos antes do sorteio que acontece nesta terça-feira, 12, no Brasileirão, o Corinthians sofre com problemas defensivos e ofensivos – 18 gols marcados e 23 sofridos. O treinador assumiu a equipe a partir da sétima rodada, depois da demissão de Ramón Díaz. A campanha, no entanto, não salta aos olhos.

São 13 pontos somados em 13 partidas – um aproveitamento de 33,3% -, que colocam a equipe em alerta para eventuais riscos de rebaixamento. “Não sei o que precisamos, mas é preciso ter atitude. Está faltando algo”, disse o treinador, após a derrota para a Juventude nesta segunda-feira.

Agora, o Corinthians só entra em campo novamente diante do Bahia, neste sábado, na Neo Química Arena, pela 20ª rodada da competição. Além dos desfalques por lesão, não poderá contar com Angileri, Romero e Cacá, suspensos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Coritiba acerta contratação de Fernando Seabra, ex-Cruzeiro e Red Bull Bragantino, para 2026


O Coritiba confirmou, neste domingo (07), a contratação do técnico Fernando Seabra, que assinou contrato após os últimos ajustes burocráticos….


O Coritiba confirmou, neste domingo (07), a contratação do técnico Fernando Seabra, que assinou contrato após os últimos ajustes burocráticos….

Esportes

Real Madrid tem reunião com Xabi Alonso e começa a sondar novos técnicos, diz jornal


A derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, neste domingo, no Santiago Bernabéu, fez o Real Madrid…


A derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, neste domingo, no Santiago Bernabéu, fez o Real Madrid…

Esportes

Vojvoda promete reconstrução e pede permanência de Neymar: ‘O Santos precisa dele’


Juan Pablo Vojvoda deixou a Vila Belmiro no domingo com um sentimento claro: alívio. O treinador, que conduziu o Santos…


Juan Pablo Vojvoda deixou a Vila Belmiro no domingo com um sentimento claro: alívio. O treinador, que conduziu o Santos…