Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

De volta ao Benfica, Mourinho se declara ao clube e rejeita rótulo de ultrapassado


Por Agência Estado Publicado 18/09/2025 às 13h33
Ouvir: 00:00

José Mourinho está de volta ao Benfica, 25 anos depois de sua primeira passagem como treinador pelo clube. O português, de 62 anos, assinou contrato até junho de 2027 e foi apresentado no centro de treinamentos, no Seixal. Com a bagagem de ter dirigido alguns dos maiores times da Europa e conquistado títulos em praticamente todos eles, o comandante chega após passagem discreta pelo Fenerbahçe, da Turquia, para a vaga do demitido Bruno Lage.

Na apresentação, Mourinho fez questão de reforçar que não encara o desafio como uma celebração tardia de sua trajetória. “Nenhum dos outros gigantes clubes que tive a oportunidade de treinar me fez sentir mais honrado, mais responsabilizado e mais motivado do que ser treinador do Benfica”, disse.

Com a habitual combinação de franqueza e ironia, o português minimizou as leituras de que estaria em declínio. “Na cabeça de algumas pessoas eu tenho dois currículos, um período de sucesso e outro de fase menos feliz. A parte negativa da minha carreira é que nos últimos cinco anos joguei duas finais europeias”, ironizou.

O treinador também reconheceu mudanças em sua forma de se relacionar com o futebol e com a própria vida. Declarou-se “menos egocêntrico e mais altruísta”, destacando que a prioridade é o coletivo. “Eu não sou importante, o Benfica é importante”, afirmou. Esse tom de humildade contrasta com a imagem autoproclamada do “Special One” e mostra um Mourinho mais maduro, disposto a canalizar sua experiência para o benefício do clube.

Outro ponto abordado foi a conexão com a torcida. “O DNA do Benfica é ganhar, mas também perder nos limites”, explicou, ressaltando que o torcedor quer sentir-se representado pela entrega em campo.

O técnico também deixou claro que não vê o retorno a Portugal como epílogo da carreira. Disse estar em fase de maturidade e garantiu que continuará no futebol enquanto a paixão se mantiver intacta. A mensagem rompe com as especulações de que poderia estar próximo da aposentadoria e reforça a imagem de alguém que ainda se enxerga competitivo diante dos maiores palcos do futebol mundial.

Por fim, Mourinho não se esquivou de tratar da relação com o Porto, rival histórico do Benfica e clube onde foi multicampeão, inclusive vencedor da Champions League de 2004. “É normal que a recepção seja diferente, porque vou voltar como adversário e não para desfrutar de uma visita, mas sim para tentar ganhar o jogo. O respeito que tenho por eles, e o respeito que eles têm por mim, não vai mudar”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…