Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Duas vezes melhor jogador de futsal do mundo, Falcão visita Maringá


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 25/05/2022 às 20h47 Atualizado 20/10/2022 às 23h11
Ouvir: 00:00
Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

Falcão, que foi eleito duas vezes o melhor jogador de futsal do mundo, visitou Maringá. O Campeão Pan-Americano de Futsal pela Seleção Brasileira esteve na Unicesumar nesta quarta-feira, 25, para conhecer as instalações da instituição e falar sobre o projeto Educa Esporte, que oferece bolsas de estudos para atletas, que querem se preparar para uma futura carreira.

No currículo, um Pan-Americano de Futsal em 2007 e dois Mundiais pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, além de ter sido eleito duas vezes o melhor jogador do mundo na categoria. Essas e muitas outras conquistas credenciaram a Alessandro Rosa Vieira, popularmente conhecido como Falcão, o título de ‘Rei do Futsal’.

Mas até mesmo a majestade precisa se preparar para quando o reinado acaba. E Falcão é um exemplo disso. Aposentado das quadras desde 2018, o agora ex-atleta não parou. Ele segue estudando, se qualificando para uma futura carreira. E foi por conta disso que o ex-ala da Seleção Brasileira esteve em Maringá nesta quarta-feira, 25.

Ele visitou as instalações da Unicesumar, onde é embaixador do projeto Educa Esporte, que oferece bolsas de estudos para atletas e patrocina projetos esportivos em todo o Brasil. Conforme o ex-jogador, a carreira dos atletas de alto rendimento é curta. E é preciso estar preparado. “Geralmente o atleta que só joga independente do esporte ele dilui quinze anos de carreira em oitenta anos de vida, então o atleta tem que ter o pós carreira. A carreira é para te dar um start e o pós-carreira é para você seguir, até para você ter um trabalho, entender o que você está fazendo. Não dá mais só para jogar bem, ter uma história no clube e depois te colocarem com um cargo sem preparo. Então acho que essa gestão esportiva vai preparar muitos atletas a se tornarem ex-atletas e preparados a seguir em um cargo de confiança dos investidores”.

O projeto Educa Esporte já existe há cerca de dois anos. Antigamente, para um atleta fazer uma graduação era difícil, por conta da rotina. Hoje, com as facilidades do Ensino à Distância (EaD), esse caminho ficou mais curto, como explica o Diretor de Relações Institucionais da Unicesumar, José Saviani. “A gente fala que o atleta morre duas vezes. Uma vez quando para de jogar, e morre quando morre mesmo. A gente fala que ele morre quando para de jogar porque praticamente às fica sem rumo, fez aquilo a vida inteira né, treinou, descansou, se cuidou dormiu, treinou, jogou, descansou, ou seja, quando ele termina a carreira praticamente não se preparou geralmente para o pós carreira, e aí é onde o atleta muitas vezes acaba se perdendo, gastando todas as suas economias que juntou ao longo da carreira, e aí a formação acadêmica já direciona ele para o mercado de trabalho”.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…