20 de julho de 2025

Duas vezes melhor jogador de futsal do mundo, Falcão visita Maringá


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 25/05/2022 às 20h47 Atualizado 20/10/2022 às 23h11
Ouvir: 03:43
Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

Falcão, que foi eleito duas vezes o melhor jogador de futsal do mundo, visitou Maringá. O Campeão Pan-Americano de Futsal pela Seleção Brasileira esteve na Unicesumar nesta quarta-feira, 25, para conhecer as instalações da instituição e falar sobre o projeto Educa Esporte, que oferece bolsas de estudos para atletas, que querem se preparar para uma futura carreira.

No currículo, um Pan-Americano de Futsal em 2007 e dois Mundiais pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, além de ter sido eleito duas vezes o melhor jogador do mundo na categoria. Essas e muitas outras conquistas credenciaram a Alessandro Rosa Vieira, popularmente conhecido como Falcão, o título de ‘Rei do Futsal’.

Mas até mesmo a majestade precisa se preparar para quando o reinado acaba. E Falcão é um exemplo disso. Aposentado das quadras desde 2018, o agora ex-atleta não parou. Ele segue estudando, se qualificando para uma futura carreira. E foi por conta disso que o ex-ala da Seleção Brasileira esteve em Maringá nesta quarta-feira, 25.

Ele visitou as instalações da Unicesumar, onde é embaixador do projeto Educa Esporte, que oferece bolsas de estudos para atletas e patrocina projetos esportivos em todo o Brasil. Conforme o ex-jogador, a carreira dos atletas de alto rendimento é curta. E é preciso estar preparado. “Geralmente o atleta que só joga independente do esporte ele dilui quinze anos de carreira em oitenta anos de vida, então o atleta tem que ter o pós carreira. A carreira é para te dar um start e o pós-carreira é para você seguir, até para você ter um trabalho, entender o que você está fazendo. Não dá mais só para jogar bem, ter uma história no clube e depois te colocarem com um cargo sem preparo. Então acho que essa gestão esportiva vai preparar muitos atletas a se tornarem ex-atletas e preparados a seguir em um cargo de confiança dos investidores”.

O projeto Educa Esporte já existe há cerca de dois anos. Antigamente, para um atleta fazer uma graduação era difícil, por conta da rotina. Hoje, com as facilidades do Ensino à Distância (EaD), esse caminho ficou mais curto, como explica o Diretor de Relações Institucionais da Unicesumar, José Saviani. “A gente fala que o atleta morre duas vezes. Uma vez quando para de jogar, e morre quando morre mesmo. A gente fala que ele morre quando para de jogar porque praticamente às fica sem rumo, fez aquilo a vida inteira né, treinou, descansou, se cuidou dormiu, treinou, jogou, descansou, ou seja, quando ele termina a carreira praticamente não se preparou geralmente para o pós carreira, e aí é onde o atleta muitas vezes acaba se perdendo, gastando todas as suas economias que juntou ao longo da carreira, e aí a formação acadêmica já direciona ele para o mercado de trabalho”.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Luciano aniquila Corinthians inerte, São Paulo vence a 1ª com Crespo e respira contra o Z-4


Com um primeiro tempo dominante e impositivo, o São Paulo conquistou uma vitória importante por 2 a 0 sobre o…


Com um primeiro tempo dominante e impositivo, o São Paulo conquistou uma vitória importante por 2 a 0 sobre o…

Esportes

Volta Redonda vira diante do Athletico-PR e respira na zona do rebaixamento da Série B


O Volta Redonda conquistou uma grande vitória diante do Athletico-PR, de virada, pelo placar de 3 a 2, na noite…


O Volta Redonda conquistou uma grande vitória diante do Athletico-PR, de virada, pelo placar de 3 a 2, na noite…

Esportes

Neymar se incomoda com pergunta sobre físico e lamenta derrota do Santos: ‘Faltou tudo’


Diferentemente da vitória sobre o Flamengo, quando liderou o Santos, armou boas jogadas para os companheiros e marcou um golaço…


Diferentemente da vitória sobre o Flamengo, quando liderou o Santos, armou boas jogadas para os companheiros e marcou um golaço…