Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Mundial: Débora Carneiro empata com russa e leva medalha ‘no peito’


Por Chrystian Iglecias Publicado 11/09/2019 às 18h05 Atualizado 24/02/2023 às 05h04
Ouvir: 00:00

Chama o VAR! Foi por pouco, mas a maringaense Débora Carneiro, uma das gêmeas da natação, conquistou mais um feito histórico para a cidade. Em sua especialidade, a jovem de 21 anos fez o tempo de 1m17s52 na final dos 100m peito e ficou com o bronze, inacreditavelmente empatada, até mesmo nos milésimos, com a russa Valeriia Shabalina. Por um momento, todos pensaram que Débora ficaria sem medalha em Londres. 

A prova foi emoção do início ao fim. Com o terceiro tempo da semifinal, Débora vivia, ao lado da irmã gêmea Beatriz e do técnico André Yamazaki, a expectativa de “medalhar” logo em seu primeiro Mundial. Dito e feito. Nadando lado a lado com Shabalina desde a virada dos 50m, Débora contou com uma maior envergadura para igualar o duelo e conquistar o bronze “dividido”. Sem desafiar o cronômetro, seria possível dizer que a maringaense bateu primeiro. Sem clubismo!

“Eu pensei comigo: essa ‘coisa’ (a Russa) não vai me passar não. Que se dane, eu vou nadar mais rápido e ficar em terceiro de qualquer jeito. Beijo, Paraná!”, vibrou Débora aos microfones da emissora que possui os direitos de transmissão do Mundial de Natação Paralímpica.

A irmã de Débora, Beatriz Carneiro, também fez uma boa prova e terminou com a quinta colocação e o tempo de 1m19s70. Ela foi a mais animada na entrada de apresentação das atletas antes de entrarem na piscina. Débora, por sua vez, foi mais contida e apostou na fé. Ela se ajoelhou e fez o “sinal da cruz” católica antes de se dirigir à sua raia. 

Por volta das 15h, começou a “festa” da família e amigos em Maringá. Apreensivos, os mais íntimos esperavam a confirmação dos tempos. Quando os dizeres “3) Débora Carneiro: 1m17s52” apareceram na tela, foi um show de mensagens nos grupos de WhatsApp que acompanham a saga das gêmeas neste último mês. 

Agora, Débora e Beatriz ainda disputam mais duas provas no Mundial antes de retornarem à Cidade Canção. Nesta quinta-feira (12), elas disputam o revezamento 4×100 por equipes, e no sábado (14), fecham a participação em Londres com a prova dos 200m medley – que rendeu dobradinha no Parapan. 

A chegada à Maringá está prevista para o dia 17, por volta do horário de almoço. Haverá recepção para Beatriz e Débora já no Aeroporto Sílvio Name Júnior e, posteriormente, há a possiblidade de um desfile em carro aberto pela cidade, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

Fato é que Débora Borges Carneiro, Beatriz Borges Carneiro, staff e família escreveram momentos que certamente ficarão eternizados na história do esporte maringaense.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Veja a tabela completa de todos os jogos no Brasileirão 2026 do São Paulo


Com a divulgação do calendário e regulamento do Brasileirão 2026 pela CBF, na última segunda-feira, 15, o São Paulo conheceu…


Com a divulgação do calendário e regulamento do Brasileirão 2026 pela CBF, na última segunda-feira, 15, o São Paulo conheceu…

Esportes

Motorista que atropelou torcedores do Liverpool é condenado a 21 anos de prisão


Um motorista que feriu mais de 130 pessoas ao atropelar com seu carro uma multidão de torcedores que comemorava o…


Um motorista que feriu mais de 130 pessoas ao atropelar com seu carro uma multidão de torcedores que comemorava o…

Esportes

Veja a tabela completa de todos os jogos no Brasileirão 2026 do Palmeiras


O Palmeiras conheceu a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de 2026. Na última segunda-feira, 15, a CBF divulgou o…


O Palmeiras conheceu a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de 2026. Na última segunda-feira, 15, a CBF divulgou o…